Estudo, baseado em cerca de 1.340 entrevistas, avaliou quais operadoras atingem os melhores preços e satisfação dos clientes no RJ e em SP. |
A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) divulgou, neste mês, um estudo que avalia os planos das operadoras brasileiras: Claro, Nextel, Oi, TIM, Vivo e também Porto Conecta. Com base em 1.343 entrevistas, a Associação levantou quais dessas empresas oferecem os melhores preços e quais alcançam o melhor índice de satisfação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Para isso, os consumidores de planos pré-pagos, pós-pagos e controle foram divididos em três grupos:
- Pouco Conectado: 100 minutos + 2 GB por mês;
- Conectado: 200 minutos + 5 GB por mês;
- Super Conectado: 300 minutos + 8 GB por mês.
A ideia foi analisar as diferentes ofertas das operadoras entre os diferentes perfis de clientes. Desta forma, foi possível notar que, para a categoria Pouco Conectado, por exemplo, o plano Controle 2 GB da Claro, de R$ 39,99, é o mais barato – mesmo custando o mesmo que o Vivo Controle Giga de 2 GB –, enquanto que o mais caro apontado foi o plano pós-pago P da Nextel, com 2 GB e valor mensal de R$ 69,99.
Por outro lado, é a Nextel que aparece como destaque de plano mais em conta nas outras duas categorias pesquisadas: Conectado e Super Conectado. Os planos apontados foram, respectivamente, o pós-pago M, com 5 GB e 100 minutos por R$ 89,99; e o G, com 10 GB e 500 minutos, por R$ 159,99.
Segundo a Proteste, a Vivo é a operadora que oferece os planos mais caros nessas duas categorias. Primeiramente, com a divisão Conectado, que inclui o plano pós de 6 GB e 300 minutos por R$ 139,99 no Rio e R$ 199,90 em SP. Depois, avaliando o perfil Super Conectado, com seu único plano acima de 6 GB e que se encaixaria na categoria: plano Família, de 8 GB e valor mensal por pessoa de R$ 249,99 no Rio e R$ 369,99 nas cidades paulistas.
Pesquisa de satisfação
Quanto à pesquisa de satisfação em relação aos planos ofertados pelas cinco principais operadoras – ou seja, sem incluir a Porto Conecta –, a Nextel também ganhou o topo da pesquisa, com nota geral de 57 pontos. O melhor resultado, neste caso, continua sendo baixo, já que o total da avaliação seria 100. De acordo com a pesquisa, a Oi teve 47 pontos e, assim, obteve a menor nota de satisfação.
E entre os itens avaliados – que incluíam som da comunicação, velocidade e estabilidade da conexão –, a estabilidade da conexão de dados foi o que gerou menor satisfação entre os consumidores. A média geral de todas as operadoras nesse quesito foi de 48 pontos, o que mostra que ainda há muito o que melhorar quando o assunto são as conexões, seja ela 3G ou 4G.
LEIA TAMBÉM: