Sonho de muitos consumidores, operadoras se mostram irredutíveis a liberar acesso ilimitado à internet. |
Já imaginou pagar somente um pequeno valor por mês e usar a internet sem franquia, com uma boa velocidade para navegar? É sonho de todos, mas infelizmente estamos um pouco longe disso virar realidade.
Diferente da internet fixa, a banda larga móvel possui algumas limitações que obrigam as operadoras a colocarem uma determinada franquia, e não é somente para “enriquecer” como muitas pessoas pensam, mas para ter um controle e não sobrecarregar suas antenas com muitos clientes, demandando muita rede.
Dando um exemplo prático para entendermos: vamos imaginar que a banda larga fixa é como a água e luz particular que usamos, ou seja, temos acesso ilimitado e usamos quando queremos, sem nenhum problema.
Já a banda larga móvel é como um pouco de arroz, feijão ou refrigerante que compramos no supermercado. Não podemos comprar e exigir quantidades ilimitadas desses produtos por apenas R$ 10 por mês, sendo que todos os outros clientes também iriam querer o mesmo benefício. Então isso não se trata de questão financeira, mas de questão técnica, para as operadoras.
A rede 3G é a que está em quase todas as cidades, entregando uma velocidade média de 1 Mbps. Porém, se todos usarem a internet ao mesmo tempo, baixando jogos e vídeos pesados, a velocidade seria dividida e todos navegariam em velocidades baixíssimas, menos de 100 kbps, e com certeza os call-centers das operadoras iriam lotar de reclamações de clientes insatisfeitos com a navegação lenta.
Pode ser que com a expansão do 4G, as operadoras fiquem mais flexíveis e aumentem mais as franquias para termos um digno acesso ao serviço, entrarmos em qualquer site tranquilamente, sem estresse.
Se você fosse dono de uma empresa de telecomunicações, qual decisão tomaria: realizar todos os caprichos dos clientes, perder dinheiro, além de receber um monte de reclamações? Ou criar regras para todos ficarem satisfeitos com os serviços da companhia, além de tirar seu lucro para sobreviver? Pense nisso, porque é muito fácil olhar o lado do consumidor, como também é fácil olhar o lado somente do empresário e não pensar no bem de todos.
* Este é um artigo redigido pelo editor Rafael Branco. Não necessariamente representa a opinião do site Minha Operadora.
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