Apesar de o valor parecer alto, as previsões nos EUA indicam que seriam necessários 80 bilhões de dólares para alcançar a totalidade da cobertura no país. |
Garantir acesso à internet em todas as áreas de um país não é fácil, ainda mais se a verba disponível não atende às previsões. Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente Donald Trump decidiu investir US$ 25 bilhões em dez anos para expandir a banda larga nas áreas rurais.
Acontece que algumas estimativas mostraram que, para que o serviço alcançasse o país inteiro, os gastos seriam de pelo menos 80 bilhões de dólares. O começo de Trump nesse tipo de serviço é pautado pelo seu plano nacional de infraestrutura, que poderá ter gastos totais de US$ 1 trilhão. Apesar da iniciativa, associações já disseram que o plano de 25 bilhões do presidente americano pode não ser o bastante.
De acordo com um relatório do Serviço Congressional de Pesquisa de 2016, enquanto áreas urbanas têm 94% de cobertura de internet, somente 55% dos moradores de áreas rurais têm acesso à rede considerada de boa qualidade pelo governo – ou seja, com velocidades acima de 25 megabits por segundo.
Algumas pesquisas mostraram que cerca de 60% dos eleitores de áreas rurais e pequenas cidades nos EUA votaram em Donald Trump para a presidência, o que indica que o país já pode estar esperando pela expansão da banda larga rural.
LEIA TAMBÉM: