Anatel aponta que os provedores regionais têm mais de 16% da estrutura em fibra ótica, superando as grandes operadoras, que não passam de 7%. |
Durante o seminário com os pequenos provedores, realizado nesta quarta-feira (5), em Brasília, o conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz, apontou que os pequenos provedores de internet são a força principal para o crescimento do setor de telecomunicações no Brasil.
Os pequenos prestadores de serviço são responsáveis pela maior parte da aquisição de novos assinantes no mercado. Eles já possuem mais que o dobro, em relação as maiores operadoras, de infraestrutura em fibra óptica, com mais de 16%, contra apenas 7% das grandes empresas do segmento.
Nessa década, os maiores investimentos, proporcionalmente, são feitos pelos pequenos provedores, que cada vez alcançam uma fatia maior de mercado, em 2010, eles tinham 10%, hoje são 15%. São cerca de 6 mil provedores atendendo a 4 milhões de brasileiros, tendo conseguindo 1,5 milhão de usuários nos últimos três anos.
No primeiro trimestre de 2017, mais de 80% dos novos acessos foram através dos provedores regionais. De cada cinco novas residências, quatro são atendidas por pequenos provedores e 73% dessas empresas atendem cerca de 1.000 assinantes, o que indica o crescimento dos pequenos provedores no setor.
A participação das pequenas empresas de internet é relevante principalmente no Nordeste, que são os principais fornecedores em 30% dos municípios da região. Outro dado interessante é que 80% dos provedores regionais atuam em municípios com menos de 30 mil habitantes.
LEIA TAMBÉM: