Estatal promete para outubro o início da atuação do SGDC em favorecimento dos pequenos provedores. |
A empresa estatal Telebras estipula que já em outubro deve iniciar a oferta de capacidade do SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas) para pequenos provedores. O diretor e presidente interino da empresa, Jarbas Valente, afirmou que a intenção é anunciar a estratégia geral de atuação da estatal, o que inclui um modelo de acordo parecido com o oferecido às operadoras móveis virtuais.
Durante o Seminário de Expansão da Banda Larga pelos Provedores Regionais, realizado na última quarta-feira, 5, em Brasília, Jarbas Valente adiantou que a Telebras deve chamar as principais associações de provedores do país e apresentar o plano de negócios da companhia.
A empresa esperar atender os municípios onde ainda não é viável a chegada de fibra. Valente também confirmou que o satélite usará uma latência de 700 ms e deve trazer a possibilidade dos provedores oferecerem velocidades superiores a 10 Mega, chegando a até 100 Mbps, dependendo do tráfego.
Jarbas Valente assumiu a presidência da Telebras após a demissão de Antônio Loss na última segunda-feira, 3. Por conta da saída de Loss, o lançamento do edital definitivo para venda de capacidade do SGDC foi adiado e ainda não tem uma nova data.
LEIA TAMBÉM: