Anatel liberou o licenciamento do 4G em 700 MHz em mais 156 cidades brasileiras, totalizando 1.800 cidades no país. |
A Anatel autorizou o licenciamento das estações de serviço de telefonia móvel (SMP – Serviço Móvel Pessoal) na faixa de 700 MHz em mais 156 cidades no Brasil.
Com a liberação, mais de 1.800 cidades brasileiras são capazes de utilizar a faixa para a prestação de banda larga móvel, entre elas 12 capitais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país: Aracaju (SE), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP) e Brasília (DF).
O licenciamento das estações na faixa de 700 MHz se deve ao trabalho do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) que visa antecipar o desligamento do sinal analógico de TV em algumas cidades do país, o que causa a liberação dessa faixa para as operadoras utilizarem a tecnologia móvel com tecnologia 4G.
A Anatel vem realizando estudos para tornar viável tecnicamente a convivência entre os serviços de TV e telefonia móvel, sem gerar interferências. Os estudos são feitos pelo Gired, grupo controlado pela agência, a Secretaria de Radiodifusão de MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e associações que representam empresas de radiodifusão e de telecomunicações que venceram a licitação da agência para o uso da faixa de 700 MHz.
LEIA TAMBÉM: