Implantação de pequenas antenas da Vivo será iniciada na maioria das cidades brasileiras. |
Em primeiro lugar, para quem não conhece ou nunca ouviu falar de “small cells“, trata-se de pequenos aparelhos espalhados pelas cidades, que auxiliam as grandes antenas a distribuir o sinal da rede de uma operadora para realizar comunicação, tanto de voz quanto de dados, dos dispositivos móveis.
Mas com cada vez mais aparelhos necessitando de sinal, é preciso uma quantidade maior de antenas para suprir a demanda do consumidor. É aí que entram as small cells, pequenas antenas que funcionam para esse fim. E é exatamente pensando em uma melhor distribuição de sinal que a Vivo investiu nisso.
A empresa de telecomunicações assinou na última quarta-feira (5), um contrato com a JCDecaux – empresa com foco em publicidade exterior – para realizar a implantação de small cells no mobiliário urbano, tendo início efetivo em grandes capitais e cidades com alta quantidade de habitantes.
O contrato entre as empresas visa a implantação em locais estratégicos, como relógios de temperatura e pontos de ônibus, alcançando o total de 6.900 novos pontos. As primeiras capitais a receber as small cells serão São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.
O contrato entre a Vivo e a JCDecaux prevê que as instalações sejam feitas em lugares discretos e que não atrapalhem ou conflitem com anúncios de publicidade, políticas ambientais urbanas e níveis de exposição às ondas de rádio.
Além disso, os dispositivos receberão energia elétrica e um medidor final de fibra ao pé de cada instalação escolhida pela Vivo, podendo ser compartilhado por outras operadoras que também tenham interesse em utilizar, futuramente.
LEIA MAIS: