Governo vai lançar consulta pública sobre decreto que determina novas políticas públicas para a inclusão digital, focando na expansão da cobertura 4G. |
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), informou na última terça-feira, 22, que lançará consulta pública do decreto que estabelece novas diretrizes para ampliar a inclusão digital no Brasil.
O decreto atualiza a regulamentação do setor e determina novas políticas públicas para universalizar o acesso à internet no Brasil, através do Plano Nacional de Conectividade. O secretário de telecomunicações do MCTIC, André Borges, afirmou que o novo decreto substitui três decretos mais antigos sobre políticas do setor. O executivo ressaltou que a ideia central do projeto é a inclusão digital, já que hoje 40% das residências do Brasil não são contemplados pelas políticas de conectividade.
Os principais pontos do decreto são:
- Plano Nacional de Conectividade;
- prioridade dos investimentos de recursos públicos na ampliação da infraestrutura da banda larga no país;
- implementar a tecnologia 4G em todos os municípios brasileiros e o 3G em localidades mais distantes;
- Programa Cidades Inteligentes, que visa ampliar a oferta de internet em municípios menos populosos.
O secretário completou indicando que o novo decreto tem objetivos específicos no setor de telecomunicações, definindo as funções do MCTIC e as normas para a atuação da Anatel.
LEIA TAMBÉM: