Anatel já oferece o “Serviço Móvel” aos usuários, e pretende criar, em 2017, um novo medidor em tempo real da potência de sinal nas regiões brasileiras. |
Você sabia que há uma forma simples de descobrir se existe ou não sinal de celular na sua região? O recurso já é considerado antigo, mas muitos ainda não o conhecem. Trata-se do “Serviço Móvel” da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que monitora a presença do sinal das operadoras Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo em todo o Brasil.
O entendimento da plataforma – disponível para desktop, mas também com aplicativos para Android e iOS – é simples, pois a agência utiliza o Google Maps para marcar as operadoras disponíveis em cada região, assim como a quantidade de estações 2G, 3G e 4G em cada uma delas.
Através do site ou aplicativo, o usuário consegue entender um pouco mais sobre a qualidade de cada operadora, com dados e rankings atualizados mensalmente (mas que costumam ser referentes a dois meses anteriores). Da parte da Anatel, ela se responsabiliza por monitorar os indicadores de acesso e queda das redes de voz e dados de telefonia móvel, que são indicados em percentuais.
Para facilitar a navegação, a Anatel destaca barras verdes quando as operadoras atingem ou superam a qualidade esperada pelo serviço, seja de voz ou de internet. Já se os valores estão abaixo do aceitável e significam que a operadora não está bem na região, as barras são amarelas. E, claro, as vermelhas vão indicar que o serviço está extremamente ruim na região, com vários problemas de conexão e sem qualidade nos serviços.
Desde dezembro de 2015, a Anatel disponibiliza a aba “Relatar Experiência”, onde o usuário pode colaborar e acessar os comentários de outros moradores de sua região, com informações como queda de ligação ou de sinal. No entanto, a participação é pequena, uma vez que a Anatel estabeleceu que os comentários só fiquem postados por 30 dias. Assim, os usuários não se confundiriam com as datas e só veriam informações recentes, sobre o último mês.
De acordo com o portal UOL, com informações da Anatel, a agência pretende criar um novo medidor da potência do sinal das regiões brasileiras, e ainda em tempo real. Para sair do papel e ir para a tela do consumidor, no entanto, falta a aprovação de um modelo de gestão da qualidade, que deve ir para consulta pública ainda neste semestre.
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