Dados divulgados pela Comissão Europeia mostram que deixar de cobrar pelas tarifas permitiu aos usuários usarem mais os serviços de telecom no exterior. |
Há cerca de três meses, as tarifas de roaming entre as operadoras europeias deixaram de ser cobradas, possibilitando que o usuário continuasse com seu próprio chip ao viajar pela Europa, sem precisar se preocupar com valores adicionais. Segundo o estudo Eurobarómetro Flash, divulgado pela Comissão Europeia, o consumo de dados móveis entre viajantes pelo continente só melhorou desde então.
No total, desde o dia 15 de junho, o uso de dados móveis entre viajantes duplicou, indo de 15% para 31%. Em relação aos viajantes que nunca haviam utilizado dados móveis em países estrangeiros, o número caiu pela metade, indo de 42% para 21%.
Apenas 12% dos europeus desligam os serviços de suas operadoras ao viajar, ante 20%. De acordo com a Comissão Europeia, o tráfego de dados em viagens ao exterior aumentou de 3 a 6 vezes. Para as operadoras, tanto as chamadas quanto os dados foram utilizados mais pelos seus clientes nesses casos.
Com a nova medida, a expectativa é que as operadoras de celular que atuam em zonas turísticas façam novos investimentos para ofertarem novos serviços e de qualidade aos usuários, aproveitando o aumento na procura de viajantes e transformando em oportunidade.
LEIA TAMBÉM: