Mensagem compartilhada pelo WhatsApp promete pacote de internet apenas com cadastro, mas já causou problemas a mais de 20 mil brasileiros. |
Os golpes na internet têm sido cada vez mais frequentes, principalmente pela rápida propagação nas redes sociais e, ainda mais frequente, em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Desde esta segunda-feira (4), o novo golpe que vem sendo compartilhado na rede é uma promoção que oferece internet grátis em troca de dados.
A mensagem é de alguém que “recebeu um pacote de 4G de internet”, e sugere que as vítimas façam o mesmo procedimento para ganhar o bônus. No falso comunicado, as pessoas ainda podem escolher a operadora de preferência, seja ela Oi, TIM, Claro, Vivo ou Nextel. Ao clicar em qualquer um dos links, no entanto, é preciso realizar um cadastro com nome, número de celular e operadora, que podem ser utilizados por cibercriminosos.
No fim, o site ainda pede para que a pessoa compartilhe o “benefício” com 10 amigos. Depois, direciona o usuário para o cadastro do número de telefone em um serviço de SMS pago, que, no caso, efetuaria cobranças indevidas; ou então para baixar um aplicativo, que, nesse caso, deixaria o celular vulnerável para outros tipos de ataque.
Há alguns meses, houve um golpe semelhante, mas que prometia créditos no celular em troca de compartilhamentos. Há duas semanas, até mesmo o Orkut voltou à tona em um golpe no WhatsApp. E, neste caso, mais de 20 mil brasileiros já receberam a falsa novidade.
Quanto ao perigo de receber a mensagem, não é preciso se preocupar, pois o vírus só pode se instalar no celular se houver algum tipo de cadastro ou download a partir do link passado. De toda forma, é importante ter cuidado para sempre desconfiar de mensagens como essas e não compartilhar com os amigos. Acredite, pacote de internet ou créditos gratuitos não caem do céu desse jeito. E nem por mensagens!
LEIA TAMBÉM: