Após realizar a primeira demonstração do 5G com equipamento da Inatel, MCTIC foca na abrangência de cobertura com a nova tecnologia. |
Na última semana, durante um evento em Brasília, houve a primeira transmissão com 5G do Brasil. O equipamento que tornou a demonstração possível foi desenvolvido por pesquisadores do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações).
De acordo com o Inatel, o foco de uso da tecnologia 5G no Brasil é diferente em relação a outros países. No país, o 5G deve ser usado para ampliar a cobertura e universalizar o acesso à internet no país.
A expectativa do instituto e do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) é que o 5G solucione o problema de acesso à internet de boa qualidade, não só em centros urbanas, como também em zonas rurais e com cidades com baixa densidade populacional.
A rede 5G deve ampliar o raio de cobertura de internet móvel de 10 km para 50 km, mantendo a qualidade do serviço. O ministro Gilberto Kassab participou da transmissão e ressaltou que o objetivo com a tecnologia é passar a oferecer internet rápida em qualquer cidade do país.
Um estudo da 5G Americas aponto que a primeira versão da tecnologia deve ser lançada até o fim de 2019.
LEIA TAMBÉM: