13/04/2025

TIM quer frequência de 3,5 GHz para o 4G

Operadora quer utilizar a frequência de 3,5 GHz no 4G, para facilitar a migração para a tecnologia 5G.
Durante o Painel Telebrasil 2017, o diretor de rede da TIM, Silmar Freire Palmeira, afirmou que a operadora espera que a Anatel libere a faixa de 3,5 GHz   para fazer os testes do serviço com a banda C satelital para a tecnologia 4G.

De acordo com o Mobile Time, o executivo explicou que a TIM quer facilitar a evolução para o 5G, utilizando o espectro no 4G. A empresa espera apenas que os equipamentos para os testes fiquem prontos para avaliar a possibilidade. 

O Conselheiro da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, esteve presente no evento e destacou que a banda de 3,5 GHz é muito importante para o desenvolvimento da internet móvel no país. O parlamentar lembrou que a faixa e 2,3 GHz já é usada para tecnologia 4G.

A TIM já está preparando o caminho para o 5G. Em março deste ano, a operadora firmou acordo com a Nokia para atualizar 9 mil antenas ERBs (Estação Rádio Base) espalhadas pelo Brasil. 

Todas as antenas da companhia em São Paulo também passaram a suportam o 4,5g (LTE-Advanced) através de um refarming e da agregação de portadoras em seus equipamentos na região. 

LEIA TAMBÉM:

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

A AT&T bem que poderia comprar a Nextel e iniciar a sua expansão no Brasil.

Unknown

Se a Vivo comprar vai ficar tudo uma porcaria.

Rodrigo

Mais isso não poderia, se a Telefônica comprou a Vivo e a GVT, isso não poderia ocorrer uma terceira vez certo? Mais esqueci que o governo só quer a granada dos impostos, piada.

Luiz Carlos Vieira

Se isso acontecer como fica nos que já somos clientes da Nextel alguém me tira essa dúvida saberia me dizer se perderíamos nossos planos de o nome Nextel deixaria de existir como fica nos alguém sabe explicar quando acontece isso numa emprrse tão grande assim