Operadora quer utilizar a frequência de 3,5 GHz no 4G, para facilitar a migração para a tecnologia 5G. |
Durante o Painel Telebrasil 2017, o diretor de rede da TIM, Silmar Freire Palmeira, afirmou que a operadora espera que a Anatel libere a faixa de 3,5 GHz para fazer os testes do serviço com a banda C satelital para a tecnologia 4G.
De acordo com o Mobile Time, o executivo explicou que a TIM quer facilitar a evolução para o 5G, utilizando o espectro no 4G. A empresa espera apenas que os equipamentos para os testes fiquem prontos para avaliar a possibilidade.
O Conselheiro da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, esteve presente no evento e destacou que a banda de 3,5 GHz é muito importante para o desenvolvimento da internet móvel no país. O parlamentar lembrou que a faixa e 2,3 GHz já é usada para tecnologia 4G.
A TIM já está preparando o caminho para o 5G. Em março deste ano, a operadora firmou acordo com a Nokia para atualizar 9 mil antenas ERBs (Estação Rádio Base) espalhadas pelo Brasil.
Todas as antenas da companhia em São Paulo também passaram a suportam o 4,5g (LTE-Advanced) através de um refarming e da agregação de portadoras em seus equipamentos na região.
LEIA TAMBÉM: