Apenas 56% dos usuários do WhatsApp estão utilizando função de chamadas no aplicativo depois da estratégia de ligações ilimitadas das operadoras. |
Há quem diga que as ofertas de ligações ilimitadas para qualquer operadora – presentes em estratégias da TIM, Claro, Oi, Nextel e, desde ontem (04), Algar Telecom –, tiveram início depois que aplicativos como o WhatsApp começaram a liberar a função de chamadas. Mas, de acordo com a última pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil”, o aplicativo de mensagens agora registra queda em chamadas de voz.
Segundo a pesquisa, que ouviu quase 2 mil internautas com celular em julho, 95% dos usuários têm WhatsApp instalado e 97% deles o utilizam todos os dias. Quanto ao recurso de usuários ativos que utilizam a chamada de voz no aplicativo, o número caiu de 65% para 56%, em comparação à última edição da pesquisa, realizada em janeiro.
Talvez sejam justamente esses novos lançamentos das operadoras que tenham influenciado no resultado de queda de chamadas no WhatsApp. Afinal, se o usuário pode fazer ligações ilimitadas para qualquer operadora e sem descontar do plano ou dos créditos, até mesmo no caso do pré-pago, por que utilizar a função do aplicativo, que, dependendo da conexão, pode apresentar diversas falhas?
Além disso, vale destacar que tanto a Vivo quanto a TIM passaram a anunciar o uso de voz sobre a rede 4G, que garante chamadas com muito mais qualidade. O VoLTE, no entanto, ainda aparece de forma mais discreta, em algumas poucas cidades e aparelhos, mas pode ganhar popularidade e competitividade dentro de alguns meses, assim como foi com as ligações ilimitadas.
Saiba mais sobre todas as ofertas de chamadas ilimitadas para qualquer operadora no Brasil:
LEIA TAMBÉM: