Segundo o PSAFE, mais de 320 mil pessoas já receberam a falsa promessa no WhatsApp. |
Nesta semana, a empresa de segurança PSAFE divulgou um novo golpe que está sendo aplicado por criminosos no WhatsApp. O novo ataque promete o pagamento de 14° salário. A falsa promessa já foi enviada para mais de 320 mil pessoas pelo aplicativo, mas nem todas chegaram a terem seus aparelhos infectados pelo malware.
Confira a mensagem que está sendo enviada aos usuários do WhatsApp abaixo:
No texto, os cibercriminosos destacam que o governo brasileiro liberou um lote do 14° salário para a população e disponibilizam um link para que os usuários consultarem se foram beneficiados. O texto também contém erros de português.
Ao acessar o link, o usuário é induzido a responder a algumas perguntas. Segundo o PSAFE, independente das respostas, os usuários são encaminhados para uma nova página que divulga os dados sobre o falso benefício. Para resgatar o valor, o usuário deve compartilha o link com dez amigos ou dez grupos no WhatsApp.
O gerente de segurança do PSAFE, Emilio Simoni, afirmou que o diferencial deste golpe é que ele solicita a permissão do usuário para enviar notificações, o que indica que os cibercriminosos querem envolver os usuários em golpes futuros, sem precisar enviar links.
Completando, o executivo destacou que em testes realizados pela empresa, os cibercriminosos enviou outros golpes depois de algumas horas, diretamente para o celular das vítimas.
LEIA TAMBÉM: