Mas clientes da NET/Claro, SKY e Vivo também aumentam número de queixas de TV por assinatura. |
277,6 mil: este foi o número de reclamações registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) somente no mês de outubro. Apesar do aumento de queixas totais em comparação ao mês anterior, os serviços de telecomunicações registraram queda de 16,9 mil reclamações em relação a 2016 (-5,7%). E os clientes de banda larga foram os mais afetados, já que foi o único setor a ter aumento no período de um ano.
Em outubro de 2017, houve diminuição de 16,8 mil reclamações na telefonia móvel, 2,4 mil na telefonia fixa e 200 na TV por assinatura. O serviço de banda larga, no entanto, teve aumento de 4,8%, ou seja, 2 mil reclamações.
Quase metade das reclamações de clientes de celular no pós-pago foi relacionada à cobrança, seguidas por ofertas e promoções, qualidade e funcionamento. Já para quem tem pré-pago, os créditos foram os mais reclamados, depois de ofertas e promoções e qualidade, funcionamento e reparo, assim como no pós.
A cobrança também representou 50,5% e 41,1% dos temas de reclamações de clientes de TV por assinatura e telefonia fixa. Qualidade, funcionamento e reparo foi mencionada por ambos, e liderou as reclamações de banda larga, com um total de 45%. Atrelado a isso, 23% dos consumidores também disseram ter problemas com cobrança na internet e quase 10% na instalação, ativação ou habilitação.
Veja a quantidade de reclamações na comparação entre outubro de 2016 e 2017 das principais operadoras do Brasil:
Telefonia móvel em outubro de 2017
Claro: 26,7 mil reclamações – queda de 8,4%
Nextel: 7,7 mil reclamações – queda de 20%
Oi: 18,6 mil reclamações – queda de 4,6%
TIM: 48,7 mil reclamações – queda de 3,9%
Vivo: 29,2 mil reclamações – queda de 24,7%
Telefonia fixa em outubro de 2017
NET/Claro: 8,8 mil – queda de 4,1%
Oi: 34,7 mil reclamações – queda de 2,1%
Vivo: 18,5 mil reclamações – queda de 8,1%
TV por assinatura em outubro de 2017
NET/Claro: 17,7 mil reclamações – aumento de 1,8%
Oi: 3,7 mil reclamações – queda de 15,4%
SKY: 11,8 mil reclamações – aumento de 0,2%
Vivo: 2,5 mil reclamações – aumento de 9%
Banda larga em outubro de 2017
NET: 7,7 mil reclamações – aumento de 27,4%
Oi: 19,1 mil reclamações – queda de 2,7%
Vivo: 11,7 mil reclamações – queda de 5,3%
LEIA TAMBÉM: