Aprovada por comissão, indicação de Emmanoel Campelo para o cargo de conselheiro da Anatel segue para avaliação no plenário do Senado. |
Nesta terça-feira, 7, a indicação do advogado Emmanoel Campelo de Souza Pereira foi aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal. O executivo deve substituir Igor Vilas Boas de Freitas no Conselho Diretor da Anatel.
Agora, o plenário do Senado Federal deve votar a indicação em caráter de urgência. Campelo tratou de esclarecer que não agiu como advogado da Oi ou de qualquer outra empresa do setor de telecomunicações. Recentemente, o advogado foi indicado para compor a equipe de mediação da Recuperação Judicial da Oi junto à Anatel. Ainda segundo o executivo, sua atuação no caso foi imparcial.
O indicado afirmou que a decisão sobre o processo da Oi deve ser tomada de forma urgente, devido ao iminente risco de apagão em mais de 2 mil cidades brasileiras. O relator do processo na comissão, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) destacou que a solução deve ser boa para os consumidores e evitar prejuízos para a união, apontando ainda o interesse da China Telecom na compra da operadora.
Emmanoel Campelo também defendeu o uso dos recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para ampliar o serviço de banda larga no Brasil, além de defender a redução da carga tributária do setor, para facilitar a inclusão digital no país. O advogado já foi membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com informações da Agência Senado.
LEIA TAMBÉM: