Pesquisadores escoceses estão testando método sem fio para possibilitar internet veloz sem necessidade de fibra. |
Nesta semana, cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um método que utiliza luz para transmitir dados pelo ar, sem a necessidade do uso de cabos de fibra óptica. A nova tecnologia pode tornar a velocidade de transmissão via Wi-Fi tão rápida quanto a velocidade obtida com a fibra, mas sendo mais prática e mais barata, por dispensar o cabeamento.
No teste, os cientistas usaram o sinal de internet em forma de fótons, partículas de luz capazes de transmitir informações, e conseguiram entregar internet em velocidade superior a 1 Gbps e manteve as informações intactas, num raio de 1,6 km.
As redes de fibra óptica vem crescendo no Brasil, por possibilitarem internet em alta velocidade, chegando a atingir até 10 Gbps. A nova tecnologia promete um desempenho parecido com custos menores, o que tornaria a internet mais barata.
Os especialistas destacaram que o método expande as possibilidades para o uso de luz na transmissão do sinal de internet. Um ponto negativo é que diferente do sinal do Wi-Fi, a nova tecnologia não consegue ultrapassar paredes, o que indica que ela pode ser menos efetiva em casas e prédios, porém podendo ser bastante utilizada em locais abertos. Com informações do Tech Tudo.
LEIA TAMBÉM: