De acordo com a pesquisa, a maioria dos brasileiros entra na internet através do celular. |
Nesta sexta-feira, 24, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Segundo o levantamento, no fim do ano passado, 63,6% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. A pesquisa também apontou que 92,3% dos domicílios tem pelo menos um morador com celular, enquanto o telefone fixo só está presente em 34,5% das residências.
Nos domicílios com internet, o estudo verificou que em 60,3% das casas, os usuários acessam à internet pelo celular. Confira os principais equipamentos utilizados para acessar à internet no Brasil, segundo a pesquisa:
- Celular: 60,3%
- Computador: 40,1%
- Tablet: 12,1%
- TV: 7,7%
- Outros equipamentos: 0,8%
A região Sudeste tem o maior percentual de domicílios com acesso à internet no Brasil com 71,1%. Confira o percentual em cada região do país:
- Região Sudeste: 71,7%
- Região Centro-Oeste: 67,7%
- Região Sul: 66,2%
- Região Norte: 54,6%
- Região Nordeste: 50,1%
Em todas as regiões do país, a maioria da população acessa à internet pelo celular. Confira o percentual de domicílios com acesso à internet pelo celular:
- Região Sudeste: 67,7%
- Região Centro-Oeste: 65,7%
- Região Sul: 61,2%
- Região Norte: 53,5%
- Região Nordeste: 48%
No geral, a pesquisa aponta que o acesso à internet nas regiões Sudeste, Sul e Sudeste já estão mais difundidas, seja através de celulares ou computadores. Já as regiões Norte, e principalmente, a região Nordeste possuem os piores índices, o que aponta a dificuldade de levar internet para cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.
LEIA TAMBÉM: