Programa Gesac deve ser ampliado e levar internet banda larga para todas as regiões do país. |
Nesta semana, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) fechou um contrato de cinco anos com a Telebras para a ampliação do programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão).
O Gesac é um programa do MCTIC, criado em 2002 e que visa oferecer internet banda larga em telecentros, escolas, hospitais, postos de saúde, quilombos, aldeias indígenas, entre outros pontos. A prioridade do programa é levar internet para regiões remotas e em situação de vulnerabilidade social.
Com o acordo, a Telebras vai disponibilizar infraestrutura para a conexão, com o uso de sua rede de fibra óptica e do SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas). O trabalho deve começar a ser executado no primeiro semestre de 2018.
O presidente da Telebras, Maximiliano Martinhão, afirmou que programas como o Gesac ampliam as chances de inclusão social no Brasil. O secretário de telecomunicações do MCTIC, André Borges, afirmou que a utilização da infraestrutura da Telebras vai permitir que os brasileiros tenham internet de qualidade.
LEIA TAMBÉM: