Cientistas americanos estão criando objetos que se comunicam com roteadores Wi-Fi, sem precisar de bateria para funcionarem. |
Nesta semana, cientistas da Universidade de Washington divulgaram um estudo que visa a criação de objetos impressos em 3D que se comunicam com roteadores e outros dispositivos Wi-Fi, sem necessidade de usar energia.
A pesquisa contribui para o desenvolvimento da IoT (Internet das Coisas), com a produção de objetos que não precisam ser ligados numa tomada para funcionarem e nem mesmo usarem qualquer tipo de bateria.
A técnica permite a troca de informações entre os dispositivos usando molas e engrenagens que são ativadas em movimento, em vez de estímulos elétricos, o que dispensa o uso de energia. Todas as peças foram produzidas numa impressora 3D e conseguem enviar comandos para outros aparelhos.
Como ainda está em desenvolvimento, não existe uma previsão de quando os objetos passaram a serem comercializados. Outro estudo revelado no mês passado, afirmou que o uso de papel-alumínio em roteadores Wi-Fi realmente ajudam a potencializar o sinal e melhorar a velocidade da internet.
LEIA TAMBÉM: