Projeto reúne nova equipe para analisar dados, que vão ajudar na melhoria de campanhas, produtos e serviços aos clientes. |
A Algar Telecom, operadora que tem mais de 1 milhão e 300 mil clientes de celular, quer analisar de perto o comportamento de seu cliente e melhorar suas campanhas, produtos e mesmo a qualidade dos serviços. Foi por isso que anunciou, na última segunda-feira (22), a criação do chamado Centro de Inteligência Analítica (CIA).
A unidade reúne uma equipe de 20 profissionais, que vão reforçar o uso de analytics para a tomada de decisão de negócios da operadora. Conforme anunciou, eles vão trabalhar em áreas de estatística, negócio e tecnologia para evoluir do Business Intelligence para o Data Science. A ideia é, a longo prazo, tornar a Algar uma empresa totalmente orientada a dados.
Os milhares de terabytes de dados brutos agora vão ser usados pela operadora para buscar novas melhorias aos seus clientes. Para o diretor de tecnologia da empresa, Luís Andrade Lima, a ciência de dados passa a ser uma tendência para as operadoras. “O uso de análise estatística, previsões e simulações permitem que dados sejam transformados em informações estratégicas para gerar insights valiosos, que proporcionam melhorias na qualidade nos serviços e, simultaneamente, incremento de receita”.
Incorporado à Diretoria de Tecnologia da Algar Telecom, o Centro foi criado para atuar em duas frentes: operação e projetos. Ou seja, naquilo que já é entregue ao consumidor e nas novas iniciativas da companhia.
Quem idealizou o CIA foi a Diretoria de Transformação Digital da empresa, liderada por Eduardo Rabboni. Para ele, trabalhar dados também é uma forma estratégica para melhorar os processos, como a implantação de uma oferta ou a melhoria da produtividade das equipes.
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