Pesquisa também mostra que a TIM tem a maior disponibilidade de sinal, principalmente em cidades grandes. Veja todos os dados! |
A Claro é a operadora com a maior velocidade no 4G, segundo o mais recente relatório da OpenSignal. Como primeira colocada pelo terceiro relatório seguido, a operadora aparece com velocidade média de download em redes 4G de 28,56 Mbps. Em segundo lugar vem a Vivo (22,71 Mbps) e, em terceiro, a TIM (14,07 Mbps).
A pesquisa nacional foi feita com 1,6 bilhão de medições e 88 mil smartphones entre os meses de setembro e novembro de 2017 e também aponta as operadoras com melhores velocidades na internet 3G, a disponibilidade de sinal e a latência da rede. Veja todos os resultados abaixo.
Assim como apontaram outros relatórios, a Nextel é a operadora com maior média de velocidade no 3G:
- Nextel: 4,93 Mbps
- Claro: 4,26 Mbps
- TIM: 3,81 Mbps
- Vivo: 3,32 Mbps
- Oi: 2,61 Mbps
Média do 3G e 4G
Se somarmos as redes 3G e 4G, a Claro continua sendo a que tem a maior média de velocidade:
Se somarmos as redes 3G e 4G, a Claro continua sendo a que tem a maior média de velocidade:
Disponibilidade de sinal
Já quando o assunto é a disponibilidade do sinal 4G entre as operadoras, a TIM ultrapassa a Claro e lidera. Também se torna a primeira operadora a ultrapassar os 70% como média nacional de sinal. Seu último resultado já havia sido considerado de qualidade, com 65% de disponibilidade de sinal. Veja os resultados mais recentes:
Latência
A latência média do 4G, medida em milissegundos, é a experiência de dados de atraso, uma vez que faz uma viagem de ida e volta através da rede, conforme explica a OpenSignal. Neste caso, quem tem o menor número tem a melhor latência, e a velocidade de resposta de rede coloca a Claro, mais uma vez, na frente das outras operadoras, junto com a Oi:
- Claro: 58,17 ms
- Oi: 60,78 ms
- TIM: 61,33 ms
- Vivo: 61,97 ms
Média brasileira
Em comparação aos resultados das operadoras brasileiras com a média mundial de velocidade, que seria de 16,6 Mbps, a OpenSignal mostrou que a Claro e a Vivo aparecem acima da média, mas que TIM e Oi ainda precisam melhorar.
Todas as principais operadoras do Brasil, na média, oferecem 20,3 Mbps, o que deixa o país como o segundo melhor em velocidade 4G da América Latina, atrás apenas do México.
Acontece que essa média é melhor em grandes cidades, sendo que, no interior, não é tão boa assim como parece. As cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, acabam se destacando, respectivamente com 36,75 Mbps (Claro), 26,15 Mbps (Claro) e 31,32 Mbps (Vivo).
Na imagem abaixo, é possível ver as operadoras campeãs em cada critério analisado sobre a qualidade das redes 4G e 3G:
LEIA TAMBÉM:
>> Relatório da OpenSignal mostra avanço das operadoras em conexões 4G