Você sabia que as operadoras têm metas de qualidade estabelecidas pela Anatel? E que até mesmo o prazo para que um técnico instale ou conserte o aparelho em sua casa entram nessas regras? Periodicamente, a Agência Nacional de Telecomunicações divulga quais operadoras melhor cumpriram esse tipo de atendimento.
De janeiro a setembro de 2017, por exemplo, houve um cumprimento de metas do serviço em 65% entre as empresas que oferecem banda larga. O número melhorou em relação aos dois últimos anos, que marcaram 59,8% e 62,3%, mas ficou abaixo dos anos de 2013 e 2014, que ficaram em 70,6% e 67,9%.
Entre outras normas, estão os prazos. A operadora tem até 15 dias úteis, por exemplo, para instalar o aparelho de banda larga do cliente, prazo que diminui para 48 horas na instalação de aparelho de TV. O reparo, em ambos os casos, deve acontecer também em 48 horas a partir da solicitação do consumidor.
Lembrando que, conforme o Minha Operadora já informou, o consumidor também pode pedir o desligamento temporário de serviços a sua operadora, seja um pacote de TV, internet ou fixo. Neste caso, a empresa tem até 24 horas para suspender o serviço, que poderá ficar “parado” de 30 a 120 dias.
MELHOR X PIOR DESEMPENHO
A última pesquisa da Anatel mostra que, proporcionalmente, a Sercomtel foi a operadora que mais cumpriu as metas, já que atendeu a 93,7% de mais de 60 indicadores. A Oi foi a que menos atendeu, com 24,2% de 1.644 indicadores avaliados (referentes à área geográfica onde tem operação). Veja os resultados completos, sobre quanto cada uma cumpriu as metas em percentual:
- Sercomtel: 93,7% (63 indicadores)
- Algar Telecom: 86,9% (252 indicadores)
- Claro: 84% (1.870 indicadores)
- SKY: 82% (1.361 indicadores)
- TIM: 72,6% (234 indicadores)
- Vivo: 63,2% (1.478 indicadores)
- Oi: 24,2% (1.644 indicadores)
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