Resultado marcante, assim como o da Oi, foi registrado no último mês; acesse todos os dados para saber como cada operadora fechou o ano de 2017. |
A Oi perdeu, pelo segundo mês consecutivo, 1 milhão e meio de clientes no período de 30 dias. Apesar disso, é outra operadora que choca nos números de dezembro de telefonia celular, revelados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Acredite, a Claro também perdeu um total de 1.516.429 clientes somente de novembro para dezembro de 2017.
Ambas operadoras surpreendem negativamente pela queda, com a diferença que a Oi, em recuperação judicial, já se mostra mais frágil em determinados segmentos, como em cobertura 4G, por exemplo. A Claro, por outro lado, ultrapassou a TIM e se tornou a segunda maior operadora móvel do Brasil em agosto, melhorou ofertas no pré-pago, controle e pós-pago e investiu em fortes campanhas, como do 4,5G.
É por isso que o número causa estranhamento. Em resposta ao Minha Operadora, a Claro disse que a queda no número de linhas móveis reflete o ciclo normal de desconexão no mercado. A Oi também nos informou que os resultados são atribuídos principalmente à redução de números pré-pago, em função de uma desconexão de clientes inativos e da lenta recuperação do cenário macroeconômico.
Claro e Oi foram as únicas a registrar baixa em sua base em dezembro. As outras operadoras tiveram desempenho superior ao mês de novembro, veja as adições:
A Vivo registrou 203.949 novos acessos no último mês do ano, a Algar Telecom 1.206 e a TIM, que ao longo dos meses foi perdendo números expressivos na base, fechou dezembro com 126.589 linhas a mais.
LEIA TAMBÉM:
O destaque do mês, no entanto, vai para a Nextel, que ganhou 119.050 novos clientes e, proporcionalmente, teve o maior aumento percentual do mês, como é possível entender no ranking abaixo:
- Nextel (+4,46%)
- Vivo (+0,27%)
- TIM (+0,22%)
- Algar Telecom (+0,09%)
- Claro (-2,5%)
- Oi (-3,79%)
CRESCIMENTO ANUAL
Em relação ao crescimento anual de cada operadora, proporcionalmente, a Nextel também foi o destaque em números percentuais, com acréscimo de 7,7% e 199 mil novas linhas. A Vivo ganhou, no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017, 1 milhão e 100 mil clientes.
Por outro lado, as operadoras Claro, Algar Telecom, TIM e Oi registraram perdas na base de 2017.
Foi cerca de 1 milhão de linhas negativas para a Claro, 29 mil para a Algar, 4,78 milhões da TIM e 3,1 milhões da Oi. Em números percentuais, as quedas representam o mesmo mico e destaque do mês apresentado no mês de dezembro, sendo que a TIM, por pouco, não chega ao pior resultado do ano. Veja:
- Nextel (+7,7%)
- Vivo (+1,57%)
- Claro (-1,91%)
- Algar Telecom (-2,17%)
- TIM (-7,54%)
- Oi (-7,58%)
FECHAMENTO DE 2017
A Claro, que havia ultrapassado os 60 milhões de clientes, voltou alguns degraus com a perda considerável registrada em dezembro, deixando a disputa com a TIM ainda mais acirrada.
A Vivo continua disparada como a operadora com maior número de clientes, quase chegando a 75 milhões. Veja como encerrou a colocação de cada uma no setor em 2017:
- Vivo: 74.939.872 clientes
- Claro: 59.022.019 clientes
- TIM: 58.634.435 clientes
- Oi: 38.942.433 clientes
- Nextel: 2.787.676
- Algar Telecom: 1.312.925