Foram R$ 604 milhões em lucro líquido no 4º trimestre do ano, e cobertura de 4G da operadora já ultrapassa 3 mil cidades. |
A TIM apresentou, nesta segunda-feira (5), os resultados do 4º trimestre de 2017, e o fechamento do ano não poderia ser mais positivo para a empresa. Além de destacar os serviços de pós-pago e a expansão do 4G, a companhia também teve bons números que “entregaram acima do prometido, apesar de um ambiente ainda desafiador”, conforme anunciou.
O lucro líquido no quarto trimestre foi de R$ 604 milhões, um aumento de 66% em relação ao mesmo período em 2016. No trimestre anterior, o lucro havia sido de R$ 279 milhões. Já o montante total do ano de 2017 foi R$ 1,24 bilhões.
O lucro líquido no quarto trimestre foi de R$ 604 milhões, um aumento de 66% em relação ao mesmo período em 2016. No trimestre anterior, o lucro havia sido de R$ 279 milhões. Já o montante total do ano de 2017 foi R$ 1,24 bilhões.
A receita líquida aumentou 5,3% no ano e chegou a R$ 4,2 bilhões, e o EBTIDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) fechou em R$ 1,8 bilhão, crescimento de 12,8%. Passou de 38,8% para 41,6%.
Assim como aconteceu nos outros três trimestres do ano, a receita líquida de serviço móvel cresceu. No trimestre, foi 6,1% a mais. Já o fixo, também avançou 6,1%, mas no resultado anual.
O ARPU (Receita Média Mensal por Usuário) aumentou 13,9% e atingiu R$ 21,9 no último trimestre. A receita de produtos teve queda de 9,6% e os Custos e Despesas Normalizados Totais ficaram estáveis. No final do ano, a empresa atingiu 117% da meta de economia estabelecida para o plano de eficiência de 2017, uma contenção de R$ 659 milhões nos custos totais.
Base de clientes
O maior aumento de clientes da TIM, que fechou o ano com 58,6 milhões de linhas ativas, se deve ao pós-pago. Somente no 4º trimestre, foi 1 milhão de clientes a mais no segmento, que representa, agora, 30,4% da base total = 17,8 milhões (+19,6%). O pré-pago tem 40,8 milhões.
A TIM ainda comenta sobre a desconexão de linhas pré-pagas, que impactou negativamente a base total, o que explica os resultados de queda mês a mês que também divulgamos aqui no Minha Operadora. Foram 756 mil linhas a menos no trimestre.
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Por tecnologia, há 27,6 milhões de usuários 4G da TIM, enquanto há 19,1 milhões no 3G. Os smartphones representam um total de 80,9% da base.
O TIM Live teve crescimento sólido, uma evolução de 28,2% no ano, totalizando 392 mil usuários. Em teleconferência, o CEO da TIM, Stefano de Angelis, disse que a operadora pretende sair da área de conforto, Rio de Janeiro e São Paulo, e ampliar os serviços.
Cobertura 4G
A cobertura 4G da TIM agora está presente em 3 mil cidades, sendo que 91% da população urbana já garante o uso da tecnologia. O crescimento, segundo a operadora, se deve ao número de sites/antenas 4G, que cresceu 77% no ano, justamente para atender o crescente tráfego de dados na rede.
A operadora também afirma que tem melhorado a cobertura indoor com 700MHz, com 916 cidades operando na frequência (20 capitais), e ainda tem o VoLTE (chamada de voz por 4G), que permite a navegação simultânea utilizando o 4G, a redução do consumo de bateria o menor tempo de estabelecimento da ligação, e foi implantado em 1.200 cidades – dessas, 22 capitais.
Pensando no impacto visual da rede, a TIM terminou o ano com 528 biosites ativos no Brasil.
Meu TIM
O atendimento digital em 2017, através do aplicativo “Meu TIM” e do site, dobrou em relação a 2016 e passou a representar 57% das interações totais. As vendas digitais também dobraram a participação da TIM sobre as adições brutas no ano, crescimento também visto com recargas no pré-pago.
Durante teleconferência de apresentação de resultados nesta terça-feira (6), o CEO da TIM Brasil, Stefano de Angelis, falou sobre a busca incessante da operadora de fazer mais com menos, o incentivo à fidelização e também sobre a maturidade da empresa.
Em vídeo, ao comentar sobre os 20 anos das empresas de telecom, afirma: “Estou insistindo muito que a TIM tem que sair da fase da adolescência e tem que se transformar numa empresa mais adulta, madura. Somos a empresa que se está mostrando nesses últimos 20 anos como a mais inovadora. Inovação não significa só cobertura 4G, nossa liderança na cobertura. Significa também na oferta, na forma de prestar nosso serviço”.