Sem exceção: Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo apresentaram resultados negativos na base de dezembro de 2017 ao primeiro mês de 2018. |
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberou, na manhã desta quarta-feira (28), os dados de clientes de telefonia móvel referentes ao primeiro mês do ano. E os resultados foram decepcionantes para todas as grandes operadoras, sem exceção.
A Oi, em recuperação judicial, levou o que chamamos de “destaque do mês”. Não porque teve um aumento em sua base, mas porque foi a operadora que menos perdeu clientes (em percentual) entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. A variação no período foi de -6.883 contratos, representado por -0,01% de queda.
Mas, em números totais, a grande perda de acessos foi da TIM (-208.973) e da Vivo (-66.274), seguidas de Claro (-18.647), Nextel (-7.733) e Algar Telecom (-3.499).
Foram, portanto, as três maiores operadoras do país que mais tiveram seus chips desativados. O resultado só não se compara ao apresentado pela Claro no último balanço, quando perdeu mais de 1,5 milhão de clientes em apenas 30 dias. O mesmo aconteceu com a Oi tanto em dezembro quanto no mês anterior de novembro.
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Vale lembrar que, apesar do número total de clientes descadastrados – como é possível ver no gráfico acima –, o ranking abaixo, do Minha Operadora, que nomeia um “destaque” e um “mico” do mês, leva em consideração o aumento percentual (e proporcional à base) de cada operadora de um mês para outro.
De toda forma, é a TIM que mais perde em números totais e também percentuais, com uma queda de -0,35%. Ela leva, assim, o “mico do mês” – o primeiro do ano. Mas a verdade é que todas as operadoras – Oi, Claro, Vivo, Algar, Nextel e TIM – foram ‘micos’ neste início de 2018. Veja o ranking completo:
- Oi (-0,01%)
- Claro (-0,03%)
- Vivo (-0,08%)
- Algar Telecom (-0,26%)
- Nextel (-0,27%)
- TIM (-0,35%)
De todos os grupos, a queda no setor de telefonia móvel foi de 0,10% em janeiro de 2018. Há, hoje, um total de 236.229.884 linhas móveis ativas no Brasil.