O número de queixas contra operadoras cresceu em 2017 quando comparado aos dados de 2016. |
Cinco empresas de telecomunicações ficaram entre os dez primeiros lugares do ranking de reclamações do Procon de São Paulo, divulgado na última quinta-feira (29), com dados de 2017. São elas Vivo, Claro, TIM, Oi e Nextel.
A Vivo ocupou o segundo lugar do ranking com 4.081 notificações, caindo uma posição em relação ao ano de 2016, quando ficou em primeiro lugar. No entanto, a empresa piorou o índice de solução, que saiu de 67% para 56%.
Conforme o relatório do Procon, a reclamação mais comum em relação a Telefônica Vivo foi a oferta de internet onde o sinal não chega com a velocidade prometida.
O terceiro lugar foi ocupado pelo Grupo Claro (Claro, Embratel e Net) com 3.008 reclamações. A empresa também caiu uma posição em relação à 2016, mas piorou a solução de demandas de 74% para 70%.
Muitas reclamações referentes a Claro estão relacionadas à dificuldade de cancelamento de serviço, ao não retorno de ligações perdidas no call center e a promessas de descontos feitas a usuários insatisfeitos que não forma cumpridas.
Na quarta colocação do ranking do Procon está a TIM, que recebeu 1.759 queixas e teve um índice de solução de 72,43%.
Na operadora houve maior frequência de reclamações feitas de cobrança por serviços não contratados de proteção online a usuários Live TIM.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
O nono lugar foi ocupado pela a Oi, com 905 demandas e índice de solução de 64,86%. Os usuários acusam a operadora de usar a recuperação judicial para não responder às queixas, na maioria dirigidas à qualidade e descumprimento de ofertas.
E por último, em décimo lugar, temos a Nextel com 359 reclamações. A operadora despontou de forma negativa no ranking, subindo nove posições em relação a 2016.
Seu índice de solução foi de 53%. A maior parte das reclamações sobre a Nextel foi por cobrança indevida.
O líder do ranking de 2017 foi o Grupo Pão de Açúcar (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio), que superou a Vivo, primeira colocada no ano de 2016.
Smartphones
As fabricantes de smartphones também entraram no ranking de reclamações do Procon de São Paulo. A Lenovo (dona da Motorola) ocupou a 12ª posição ao receber 333 notificações por parte dos consumidores.
Na sequência, temos a Samsung com 318 queixas em 2017. As duas fabricantes tiveram índice de solução acima de 60%.