Lançamento ocorrido nesta sexta-feira (30) faz parte de plano da Elon Musk de operar um sistema de 4.425 satélites de internet ao redor do mundo. |
Dez satélites de telecomunicações da empresa Iridium foram lançados no espaço nesta sexta-feira (30). A empresa espacial Elon Musk reutilizou o foguete Falcon 9, da SpaceX, para lançar os satélites.
O foguete deixou a base área de Vandenberg, na Califórnia, nesta manhã e seu lançamento foi transmitido ao vivo.
Essa missão faz parte de um plano ambiciosa da Elon Musk de construir, implantar e operar um sistema de 4.425 satélites de internet ao redor do mundo, o Starlink.
A ideia é que os satélites orbitem a altitudes mais baixas que as comumente usadas, construindo uma banda larga de grande alcance.
LEIA TAMBÉM:
- Hispasat aumenta oferta de banda larga com novo satélite
- Nokia, Vodafone e Audi se unem para levar rede 4G à Lua
- Saiba como o SGDC, satélite brasileiro, será usado no país
Pela rede social Twitter, a SpaceX informou, às 12h30 do horário de Brasília, que os dez satélites foram colocados em órbita com sucesso.
O lançamento do foguete foi transmitido ao vivo, como normalmente a SpaceX faz. No entanto, a empresa encerrou o vídeo mais cedo, gerando reclamações dos usuários.
A empresa se justificou dizendo que houve restrições da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). Não ficou claro quais eram essas restrições ou por qual razão foram impostas.