Pedido foi realizado por empresas de internet interessadas na linha de crédito do Inova Telecom. |
A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), braço de investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), incluiu a compra de fibra óptica entre os dispositivos liberados para a concessão de crédito do programa Inova Telecom, que busca financiar a aquisição de equipamentos.
A alteração ocorreu para atender aos pedidos de empresas de internet interessadas em expandir as suas infraestruturas de rede.
O Programa de Apoio à Aquisição Inovadora em Empresa de Telecomunicações foi lançado em junho e visa atender os pequenos provedores que tenham interesse em adquirir equipamentos 100% nacionais.
Conforme a gerente de Tecnologia da Informação e da Economia Criativa da FINEP, Joana Meirelles, “os projetos têm de ter um custo mínimo de R$ 500 mil e a ausência da fibra óptica atrapalhou bastante a montagem deles. Refizemos o padrão de certificação e delimitamos a participação da fibra óptica em 60% dos projetos.”
Segundo a FINEP, 35 empresas se cadastraram no sistema, mas apenas oito apresentaram projetos efetivos. Dessas, duas estão em fase de contratação.
LEIA TAMBÉM: