Iniciativa busca levar internet a locais de difícil acesso utilizando rotas de voos já existentes. |
A Microsoft planeja instalar roteadores nas asas de aviões comerciais para levar internet a locais de difícil acesso em todo o mundo. No solo, equipamentos detectariam o sinal transmitido pelo avião.
No projeto, o link de internet é provido por satélite utilizando as bandas Ka e Ku já existentes. O avião receberia o sinal e retransmitiria por meio de roteadores posicionados nas asas.
O aparelho fica ligado ao ADS-B, um sistema de rádio complementar ao radar usado para a vigilância das aeronaves. No solo, um equipamento detecta o sinal do avião. Por meio processo, será possível enviar e receber dados.
A ideia é que o Wi-Fly, como é conhecida a tecnologia, use as rotas de voos já existentes.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
No entanto, se realmente o sistema for implantado, haverá uma limitação: se um avião mudar a rota devido a algum problema, aquele local vai ficar sem conexão.
A Microsoft já realizou testes com sucesso, mas ainda não há previsão para lançamento do Wi-Fly. Com a tecnologia, estima-se que 80% da África seja coberta com acesso à internet.
A iniciativa ainda poderá auxiliar a ciência, possibilitando o envio de dados de equipamentos que estão em locais isolados, sem acesso à internet.