Com queda da TIM e da Claro, disputa pelo segundo lugar fica ainda mais acirrada, ambas com cerca de 58 milhões de clientes. |
Diferentemente do grande mico do mês de janeiro, quando todas as operadoras perderam clientes de celular em sua base, o mês de fevereiro registrou crescimento para algumas operadoras, de acordo com os dados atualizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Nextel, que agora levou o ruivo da Vivo para ser seu novo garoto-propaganda, foi a operadora que mais cresceu de janeiro a fevereiro de 2018. Nesse período, ela conseguiu fechar contrato com 94.583 novos clientes, um aumento de 3,40% em sua base de 2,8 milhões.
O ator João Côrtes pode ter virado a casaca, mas a Vivo não quer ficar para trás. Conquistou 23.103 novos clientes de celular. E, bem, o crescimento mensal parou por aí.
A TIM foi o mico do mês de fevereiro, uma vez que deu baixa em 419.082 contratos de telefonia móvel, uma queda de 0,71%.
A Claro aparece logo em seguida, com -276.826 clientes, seguida da Oi (-35.436) e da Algar Telecom (-2.367), que hoje tem 1,3 milhões de clientes.
Entre as quatro maiores operadoras móveis do Brasil, nada mudou significantemente para a Vivo e para a Oi, que continuaram na casa de 74,8 milhões e 38,9 milhões de clientes, respectivamente. Mas a disputa entre a Claro e a TIM continua.
LEIA TAMBÉM:
Como sabemos, foi em agosto de 2017 que a Claro ultrapassou a TIM e reconquistou a vice-liderança de telefonia celular. A diferença ia aumentando e se tornando mais vantajosa para a Claro, até que a operadora perdeu 1.5 milhão de clientes em dezembro, 18 mil em janeiro e, agora, 276 mil em fevereiro.
Atualmente, ambas as operadoras estão na casa de 58 milhões de clientes. A Claro ainda lidera, com 58.726.546 (ante 59 milhões em janeiro), e a TIM fechou o mês de fevereiro com 58.006.380.
Veja o ranking completo de crescimento em fevereiro:
- Nextel (+3,40%)
- Vivo (+0,03%)
- Oi (-0,09%)
- Algar Telecom (-0,18%)
- Claro (-0,47%)
- TIM (-0,71%)
Toda essa queda, é claro, influenciou em um resultado negativo no setor de telefonia celular. Foram 574.379 clientes perdidos (-0,24%).
Nesta semana, a Anatel também já divulgou os dados de banda larga e TV por assinatura no Brasil. O setor de banda larga foi o único a registrar aumento, de 0,14%. Enquanto isso, TV e celular continuam caindo.