A previsão é que a expedição aconteça em 2019 e seja transmitida ao vivo para a Terra, em alta resolução, via internet. |
Três empresas se uniram para levar internet 4G à Lua com o objetivo de facilitar as missões ao satélite, transmitindo vídeos em HD.
A missão está sendo organizada pela empresa de exploração espacial PTScientists e conta com a parceria da Nokia, Vodafone e Audi.
Não será uma antena que irá prover o 4G, mas sim um pedaço de hardware do tamanho de um sachê de açúcar, chamado de Ultra Compact Network, que pesará um quilo.
O dispositivo deverá ser enviado à Lua a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, lançado de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em 2019.
A ideia é que dois rovers Quattro, criados pela Audi, explorem o simbólico local de pouso da Apollo 17, 50 anos depois do homem pisar pela primeira vez na Lua, em 1972. Tudo deverá ser transmitido ao vivo para a Terra, em alta resolução, via internet.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
Sabe-se que a rede 4G vai operar nos 1800 MHz. Os conteúdos captados por estes veículos vão ser enviados para o Autonomous Landing and Navigation Module (ALINA). Posteriormente, ele será ligado à base da PTScientists em Berlim.
A ligação em 4G permite uma maior eficiência energética face às transmissões analógicas e permite transferências de mais quantidades de dados, segundo a BBC.