Assessoria de imprensa da operadora não nega o documento polêmico, mas diz que a empresa não vai comentar. |
A SKY enviou, nesta segunda-feira (2), um e-mail para seus funcionários com uma mensagem, no mínimo, diferente. O texto dizia que a operadora liberaria seus funcionários hoje (3), às 16h, para que pudessem aderir ao movimento “Vem pra rua”, uma manifestação no Brasil contra o ex-presidente Lula.
No documento, divulgado por alguns portais de internet (incluindo a coluna do jornalista Paulo Henrique Amorim) e possivelmente por algum profissional da empresa, a SKY informa que não haveria descontos ou compensações para aqueles que saíssem no horário combinado, pelo menos 1 hora mais cedo do que o ato, o que seria importante para “planejar o deslocamento para que ele aconteça de forma segura – de preferência, utilizando o transporte público”.
O mais estranho é que a operadora de TV por assinatura indica que “as áreas essenciais devem combinar com os seus respectivos líderes como deve ocorrer o atendimento da área”, como um claro incentivo ao movimento político.
Pedimos uma posição da assessoria de imprensa da SKY para checar se este e-mail realmente foi disparado pela empresa ou por algum distribuidor autorizado, mas a assessoria respondeu ao Minha Operadora que “a SKY não vai comentar”.
Como uma forma de serviço aos profissionais da SKY, o e-mail inclui, inclusive, os horários e endereços marcados para cada protesto em São Paulo, na Bahia, no Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
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O movimento ‘Vem pra rua’ foi divulgado pelo Facebook com a chamada “Ou você vai, ou ele volta!”, indicando que, caso os brasileiros não se manifestem, o político Luiz Inácio Lula da Silva poderia voltar ao poder no Brasil. A descrição do evento ainda diz: “não deixaremos que Lula se safe da cadeia”. No evento de BH, 3,3 mil pessoas se interessaram pelo ato e 1,7 mil confirmaram presença.
Em vídeos publicados no YouTube sobre o assunto, muitos clientes da SKY se indignaram com o posicionamento da SKY e disseram que deixarão a operadora. Alguns confirmaram que inclusive já cancelaram a assinatura depois que souberam dessa atitude.
Em fevereiro de 2018, a SKY foi a operadora de TV que mais perdeu clientes. Foram 71.204 assinantes a menos, uma queda considerável de 1,32% em apenas um mês. Resta aguardar os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) referente ao mês de março e, principalmente, a abril, para saber se a base diminuirá ainda mais.
Quanto aos motivos que levaram a SKY se posicionar desta forma contra Lula, pagando seus funcionários para participarem do protesto – uma vez que estavam em horário de trabalho –, ainda é uma incógnita. Conforme adiantamos, a assessoria de imprensa não negou o documento polêmico, mas disse que a empresa não comentaria o assunto.