Tecnologia irá atender equipamentos com intenso processamento de imagens, como câmeras de segurança, câmeras de ação e robôs. |
Uma nova linha de chips direcionada a produtos voltados para soluções de Internet das Coisas (IoT) foi anunciada na última quarta-feira (11) pela Qualcomm. Expectativa é que primeiros equipamentos com o dispositivo cheguem ao mercado no segundo semestre.
Com o nome de ‘Vision Intelligence Platform’, os dois chips de 10 nanômetros foram desenvolvidos para atender a necessidade de equipamentos que exigem intenso processamento de imagens, tais como câmeras de segurança, câmeras de ação e até mesmo robôs.
Entre os benefícios dos novos chips está o rápido processamento de ambientes com pouca iluminação, a estabilização de imagem e a integração de sistemas com múltiplos sensores (câmeras de 360º).
Conforme o anúncio, os dois primeiros modelos da linha, o QCS605 (com suporte a vídeos em 4K a 60 quadros por segundo) e o QCS603 (que garante os 4K a 30 quadros por segundo), foram projetados para câmeras Wi-Fi.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
Com a nova tecnologia, a Qualcomm visa centralizar as principais funções em um único componente de hardware, além de reduzir o consumo energético dos equipamentos.
Apesar de esta não ser a primeira aposta da marca no mercado de câmeras inteligentes, é a estreia da fabricante na confecção de chips voltado inteiramente a dispositivos IoT.
Alguns modelos de testes já foram enviados à parceiros da empresa. Assim, a Qualcomm espera que os primeiros produtos com os novos chips comecem a surgir no mercado durante o segundo semestre deste ano.