De acordo com o Relatório de Sustentabilidade da operadora, no ano passado, 93,8% de suas metas foram cumpridas. |
Direcionada pela estratégia Viva Tudo, o Grupo Telefônica trabalha anualmente no chamado “Plano de Negócios Responsáveis”, que analisa alguns temas relacionados à gestão de risco, produção responsável e a sustentabilidade como alavanca de crescimento da companhia.
No Brasil, a Vivo cumpriu, em 2017, 93,8% das metas apontadas no plano. O número foi ainda maior do que em 2016, quando 87% das metas foram atingidas pela operadora.
De acordo com o Relatório de Sustentabilidade de 2017 divulgado pela Vivo nesta semana, as metas solucionadas incluíram, por exemplo, uma política global de diversidade entre os talentos da empresa, o lançamento da assistente virtual AURA, de portais acessíveis à pessoas com deficiência, a melhoria da gestão de terceirizados por meio de ações, encontro anual com fornecedores estratégicos e o treinamento e comunicação com colaboradores de acordo com os princípios de negócios responsáveis.
A Vivo também beneficiou 1,2 milhão de pessoas com programas da Fundação Telefônica, implementou sites sustentáveis e mediu impactos ambientais de produtos e serviços próprios. Quanto aos serviços para os clientes e o tema de “contribuição ao progresso”, expandiu os municípios com 4G e ultra banda larga através de FTTH. Hoje há 364 cidades com a rede 4G+, por exemplo, e pelo menos 89 com FTTH.
Apenas metas na temática “meio ambiente” não foram seguidas pela operadora, no que diz respeito à redução de 5% das emissões absolutas de GEE (gases do efeito estufa) até 2020, e a redução do consumo de energia.
Já para 2018, a operadora espera expandir ainda mais a sua cobertura e se tornar mais presente e qualificada tanto para colaboradores quanto para clientes. Veja logo abaixo todas as metas de acordo com cada tema prioritário da operadora:
LEIA TAMBÉM:
Diversidade e Gestão de Talentos
- Implementar o acesso ao trabalho remoto para os colaboradores (home office);
- Aumentar o percentual de mulheres em funções executivas (conforme divulgado na matéria “Vivo elege nova diretora e quer mais mulheres em funções executivas”).
Meio Ambiente
- Reduzir em 5% as emissões absolutas de GEE (até 2020);
- Estudo e comunicação da Pegada de Carbono;
- Consumo de energia total adquirido de fontes renováveis.
Promessa ao Cliente e Confiança Digital
- Visibilidade das campanhas de uso responsável da tecnologia (também com base no projeto Dialogando);
- Publicação local do informe de transparência;
- Implementação do ‘DNA Vivo’, programa que pretende criar uma cultura de excelência em todos os pontos de contato com o consumidor.
Gestão de Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos
- Estabelecimento de planos de melhoria para não conformidade de fornecedores em auditorias;
- Gestores de contrato treinados em gestão de contratos incluindo questões socioambientais.
Inovação Sustentável
- Aumentar adesão à Conta Digital;
- Implementação de projeto voltado ao tema de Desastres Naturais;
- Novos projetos que avaliam impactos socioambientais como parâmetro de decisão.
Contribuição ao Progresso
- Maior crescimento da rede móvel 4G;
- Maior crescimento de cidades com FTTH;
- Maior número de beneficiários dos Programas da Fundação Telefônica.
Ética
- Total de colaboradores que realizaram o novo curso de Princípios de Negócios Responsáveis;
- Assinatura anual do Certificado Anticorrupção por 100% de Diretivos ativos.