Operadoras poderão utilizar a faixa para oferecer 4G. |
[ATUALIZAÇÃO – 29/05/2018 19H49]:
A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou, nesta terça-feira (29), que as frequências de 700 MHz já estão liberadas para os serviços de telefonia celular em três grandes metrópoles: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.
O anúncio ocorreu durante audiência pública na Câmara dos Deputados.
A frequência era usada para a transmissão dos sinais analógicos de TV que estão sendo desligados em todo o país. Em São Paulo, o sinal foi desligado em março de 2017, Curitiba e Porto Alegre em janeiro e março deste ano, respectivamente. Em Belo Horizonte, o desligamento da TV ocorreu em novembro.
A liberação da faixa antecipada de 700 MHz também ocorrerá em outras 36 cidades.
A liberação da faixa antecipada de 700 MHz também ocorrerá em outras 36 cidades.
LEIA TAMBÉM:
- ‘O mais relevante para o país é a velocidade’, diz Stefano, da TIM
- O fim da rede 3G pode acontecer antes da 2G
- Sky lança nova plataforma de vídeo sob demanda
As faixas de 700 MHz permitem a transmissão de dados de até 45 Mbps e deve ser usada pelas operadoras para oferecer 4G, como será feito pela Vivo no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (30).
Após o desligamento da TV, é realizada a mitigação das interferências para que o sinal do serviço de celular não atrapalhe o de TV digital e vice-versa.
Como na região metropolitana de São Paulo há um grande número de geradoras e retransmissoras de TV e de clientes de celular, o trabalho foi mais lento.