De março para abril, 8.828 brasileiros cancelaram o contrato com sua operadora de TV, uma queda de 0,05%. |
Depois da leve folga e o crescimento que apresentou em março de 2018, o setor de TV por assinatura volta a cair em abril, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda-feira (28). De março para abril, houve 8.828 desligamentos de TV paga, uma queda de -0,05%.
Entre um mês e outro, a operadora que mais ganhou clientes foi a Vivo TV, com 7.516 assinaturas a mais em sua base (+0,47%). A Oi TV também conquistou 3.279 novos clientes. Ambas as operadoras têm, em todo o Brasil, cerca de 1,5 milhão de assinantes de TV paga.
Já as operadoras que registraram queda foram a SKY e o grupo Claro, que reúne a Claro TV e a NET. A SKY, desta vez, teve a queda mais expressiva e se tornou o mico do mês, com desligamento de 30.749 assinantes (-0,58%).
LEIA TAMBÉM:
A NET/Claro TV deu baixa em -18.078 contratos no segmento, mas continua sendo a líder, rumo aos 9 milhões de clientes. Veja como ficou o ranking de crescimento entre as operadoras:
- Vivo TV (+0,47%)
- Oi TV (+0,21%)
- NET/Claro TV (-0,20%)
- SKY (-0,58%)
Em relação à comparação anual, de abril de 2017 para abril de 2018, a Oi TV foi a única que registrou crescimento, com 156.369 novos contratos (+11,4%).
Todas as outras tiveram queda na base: NET/Claro TV com -664.048 (-6,9%); SKY com -272,056 (-4,9%) e Vivo TV com -65.251 (-3,9%).
E embora sempre exista a discussão sobre a TV por assinatura ser ou não essencial no Brasil, há, hoje, um total de 17.965.269 brasileiros registrados em alguma operadora de TV. Entre as quatro maiores operadoras, este número está dividido em:
- NET/Claro TV: 49,8% do total de clientes (8.955.288)
- SKY: 29,3% do total de clientes (5.267.736)
- Vivo TV: 8,8% (1.594.014)
- Oi TV: 8,5% (1.529.678)