Foi possível se conectar à rede de quarta geração da operadora em 74,4% das localidades. |
A TIM foi considerada a operadora com maior cobertura 4G do país, conforme um estudo elaborado pela OpenSignal, empresa especializada em análise de dados de telecomunicações.
O indicador utilizado pela empresa aponta o percentual de localidades em que os usuários conseguiram se conectar à rede 4G.
O estudo não levou em consideração a rede 3G e nem outras formas de acessar a internet pelo celular.
Recentemente, dados do Teleco também apontaram a cobertura de quarta geração da TIM como a maior do Brasil.
Nos testes realizados pela organização, foi possível conectar o 4G da TIM em 74,4% das localidades.
A Vivo teve o segundo melhor desempenho, sendo possível acessar a rede de quarta geração da operadora em 67,3% dos locais.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
Em seguida, vem o 4G da Claro, com acesso em 61,7% das localidades. Já a Oi teve o pior desempenho, sendo possível conectar à internet de quarta geração e 54,7% dos locais.
O posicionamento da Oi no fim do ranking tem relação com a estratégia utilizada por Claro, TIM e Vivo na adoção da banda de 700 MHz para troca de dados na telefonia móvel.
“Frequências mais baixas são perfeitas para elevar o alcance do sinal móvel tanto em áreas urbanas quanto rurais”, diz o relatório.
Enquanto isso, a Oi utiliza frequências médias e altas, “o que a coloca em desvantagem na cobertura.”
A análise leva em consideração dados coletados entre setembro e novembro de 2017.
Em fevereiro, a OpenSignal mostrou que a velocidade média da rede de quarta geração caiu no Brasil e que a Claro é a operadora com o 4G mais rápido.