Operadoras afirmam que já observavam um crescimento no uso de dados pelos usuários, mas que o mundial irá intensificar essa tendência. |
Para não perder nenhum lance da Copa do Mundo, muitos usuários utilizam os smartphones para assistir aos jogos de onde estiverem. Por isso, a expectativa das operadoras é que aumente a quantidade de dados móveis consumidos por quem assiste aos jogos online.
As empresas enfatizam que esse aumento no número de pessoas conectadas ao mesmo tempo não é um problema, já que suas redes estão preparadas para esse consumo maior.
A Claro, por exemplo, lançou diversas promoções para os clientes acessarem os jogos, mesmo com chip pré-pago. Além disso, a NET disponibilizou para seus assinantes o acesso aos jogos em resolução 4K.
Conforme a Claro, a Copa de 2014 foi marcada pelo compartilhamento de mensagens e fotos nas redes sociais. Este ano, será a Copa do vídeo.
A operadora Oi diz que o mundial não será um ponto fora da curva no crescimento do consumo de vídeo no celular, fenômeno que já é observado pela empresa.
Para o diretor de produtos de mobilidade e conteúdo da Oi, Roberto Guenzburger, é nítido que as pessoas se sentem inseguras para acessar vídeos usando dados por medo de ficar sem pacote para navegar depois.
Por conta disso, ele afirma que a maioria das pessoas ainda continuarão acessando conteúdo de vídeo por meio do WiFi, o que se torna um desafio para a empresa.
“O desafio é convencer o usuário a assistir sem medo. Por isso, aumentamos muito os pacotes de dados neste ano. No pré-pago há planos com 3GB, e no pós, para assinantes Oi Total, chega-se a 30 GB de franquia. No celular, isso é muito difícil de consumir em um mês”, explica o diretor.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
Roaming
A Vivo aumentou em 147% o uso de internet móvel por seus clientes no exterior no primeiro trimestre de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Isso se deve a uma estratégia comercial adotada pela operadora para simplificar e tornar mais fácil o uso do celular no exterior.
Para quem pretende viajar para a Rússia para acompanhar os jogos de perto, a Vivo liberou sete dias de roaming para quem usa o plano família 15 GB e também para os clientes Vivo V e Platinum, planos mais caros da operadora.
A TIM também embarcou no clima de copa e turbinou o pacote Liberty Passport Dados.
A oferta que normalmente oferece 15 MB diários para os clientes que estão na Rússia, vai aumentar o benefício para 500 MB por dia. A promoção é válida até o dia 12 de agosto.
Já a Claro disponibiliza para seus clientes o pacote Passaporte Europa, em que o cliente paga R$ 19,99 para usar seu plano no exterior.
Com isso, o usuário que estiver na Rússia poderá aproveitar seu plano como se estivesse em território brasileiro.
Se a tendência no aumento de dados pelos usuários já era forte, com as ofertas das operadoras, esse crescimento deve ser bem significativo.