No Dia Internacional do Orgulho LGBT, que aconteceu nesta quinta-feira, 28 de junho, a Vivo destacou que se tornou a primeira empresa do setor de telecom a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+.
A operadora também passou a aderir os Padrões de Conduta para Empresas – enfrentando a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo, uma parte do movimento Livres & Iguais, da ONU.
Para a Vivo, a adesão às duas das principais iniciativas relacionadas ao tema no Brasil e no mundo é importante porque endossa a busca pelas melhores práticas a favor da igualdade e do respeito às diferenças no ambiente corporativo.
Entre as iniciativas da Vivo para cumprir seu compromisso com a comunidade LGBT+ está o envolvimento da alta gestão com a causa, o lançamento de uma Política de Diversidade e a criação de subcomitês de Gênero, PCDs, Raça e LGBT+, liderados por membros que se relacionam com o tema.
LEIA TAMBÉM:
“Nosso principal desafio nos comitês é criar uma mudança cultural pautada no respeito, tanto das pessoas que estão recebendo estas ações de sensibilização, quanto das que estão promovendo”, disse Henrique Guimarães de Castro Bosco, colaborador e membro do subcomitê LGBT+ da Vivo.
A empresa também estimula a participação em grupos de afinidade, onde colaboradores voluntários podem participar, e como política de inclusão interna, a operadora autoriza a inclusão de cônjuges de casais homoafetivos no plano de saúde.
O objetivo dessas iniciativas é identificar oportunidades de avanço e incentivar a criação de novas ações para promover o respeito aos direitos, a igualdade de oportunidades e o tratamento justo ao público LGBT.
Além de trabalhar internamente com o engajamento, externamente, a empresa também promove campanhas publicitárias que valorizam as novas composições familiares. Foi o caso do comercial “Natação”, que conta a história de uma criança com dois pais e foi lançado em outubro do ano passado.