Com o aumento do contato entre cliente e banco pelo celular, muitos criminosos se aproveitam para aplicar golpes; veja como identificar SMS fraudulentos. |
Os bancos têm se comunicado cada vez mais com seus clientes por meio do celular, principalmente os bancos virtuais, que não possuem sede física. Essa comunicação agiliza e facilita a vida de muitas pessoas, mas oferece um risco maior aos usuários.
Muitos golpistas têm se aproveitado dessa tendência e enviado mensagens falsas se passando pelos bancos.
O especialista em informática Richard Thomas, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, em entrevista ao G1, mostrou o quão convincentes essas mensagens podem ser e ensina como detectar esse tipo de golpe.
1. Pedido para clicar em um link
As mensagens enviadas por criminosos geralmente incluem um link e incentivam o usuário a clicar nele. Não responda e nem clique no endereço enviado.
Mensagens fraudulentas também podem solicitar que você baixe um arquivo ou um software. Não o faça!
2. Número de telefone para ligar
Em muitas dessas mensagens também aparece um número de telefone para o usuário entrar em contato.
O conselho de Thomas é para não ligar para esse número. “Se você quiser entrar em contato com seu banco, verifique o número de telefone no verso do cartão bancário ou no site da entidade.”
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
3. O número aparece numa pesquisa de internet
Para confirmar se o número de contato que aparece na mensagem é golpe ou não, faça uma busca na internet pelo número.
Geralmente, o número aparece nos sites onde esse tipo de golpe é denunciado.
4. Pedido de senha e outras informações
Você nunca deve fornecer senhas ou informações pessoais e confidenciais por meio de uma mensagem de texto. Um banco nunca entraria em contato com você para pedir sua senha.
5. Mensagens que chegam “do nada”
A mensagens fraudulentas geralmente chegam ‘do nada’. Ou seja, são enviadas sem que o cliente tenha feito algum tipo de solicitação.
Normalmente, essas mensagens dizem que o banco atualizou “os termos e condições do serviço” ou que você precisa “confirmar seus dados”.
Se você suspeitar de fraude, é recomendável bloquear o número que enviou a mensagem para não ficar registrado na rede dos golpistas.
Outro conselho é não dar seu número nas redes sociais e não responder as mensagens com ‘pare’ ou palavras parecidas para interromper o envio.
Quando o usuário faz isso, ele está apenas informando aos criminosos que aquela linha de telefone está ativa.