Clientes da NET, SKY, Vivo e Oi reclamam sobre falta de sinal na TV, erros na conta e atraso de visitas técnicas, que os impedem de assistir aos jogos. |
O Reclame Aqui divulgou que, depois que a Copa do Mundo 2018 começou, mais de 2 mil reclamações foram feitas em sua plataforma com os termos “copa” e “copa do mundo”. Dentre elas, é claro, estão as que mencionam operadoras de telecomunicações.
O portal divulgou que, na primeira semana do mundial, a TV por assinatura ficou com um total de 4,92% de todas as reclamações. O número não foi maior porque 67% reclamaram das televisões como produto, já que muitas empresas não entregaram as TVs compradas pelos brasileiros antes dos jogos começarem, e, assim, as operadoras nem tiveram a sua chance de aparecer.
O Minha Operadora foi até o site de reclamações checar quais foram as principais queixas dos consumidores de telecom, que criticaram os serviços da NET, SKY, Vivo TV e da Oi.
O principal motivo é a falta de sinal na TV dos canais contratados nos pacotes de TV por assinatura. Para os assinantes, o pior é que ficam sem acesso até mesmo aos canais abertos, quando o sistema cai. Em outros momentos, quando não entra o pacote, os clientes alegam que contrataram a operadora justamente para assistir aos jogos da Copa em canal fechado, preferência de alguns em relação à transmissão da TV Globo.
Muitos alegam ter trocado de operadora para melhorar os serviços (como a alteração da NET para a Vivo TV), mas que continuam tendo problemas e que vão exigir da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) um novo cancelamento, sem precisar pagar multa por fidelização, já que as operadoras não andam fazendo sua parte.
“A decepção é grande, especialmente nesta época de jogos da Copa do Mundo”, relatou um cliente da SKY, que perdeu o 1º tempo e todo o 2º tempo do jogo do Brasil pela falta de sinal via satélite.
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A falta de sinal às vezes é justificada pela falta de pagamento, mas que, segundo os clientes, não procede. Os erros na conta também aparecem como grandes reclamações dos assinantes de TV paga.
“Em plenos jogos da Copa do Mundo a TV a cabo que contratei não me entrega o serviço”, disse um assinante da NET.
Mas a segunda grande reclamação é o atraso ou despreparo de contato ou visita técnica por parte das operadoras, que geralmente marcam com o cliente, mas por algum motivo cancelam a visita ou não conseguem resolver o problema do consumidor mesmo por telefone. Em vários casos, a visita seria apenas para instalar o aparelho da operadora, o que garantiria a cobertura completa da Copa do Mundo ao assinante, mas os atrasos e cancelamentos têm sido frequentes e impedem o acesso ao serviço.
“Mais surpresa quando ligo na Vivo e sou informada que devo esperar 12 dias para resolver o problema. Palavras da atendente: o que a senhora vai querer, esperar os 12 dias ou cancelar o plano?”, disse uma cliente da operadora, que foi avisada que não há espaço nas caixas de rua da Vivo. Uma outra ainda questionou: “Qual será a penalidade da operadora? Por confiar na Vivo cancelei o plano com outra operadora e estou sem TV e internet em pleno evento da Copa”.
Mesmo utilizando aplicativos de suporte como Minha SKY, Meu Vivo e Minha NET, os clientes alegam que continuam sem solução para os problemas encontrados.
Por fim, ainda há aqueles que reclamam da troca não efetuada para os novos decodificadores 4K. Na NET, é preciso que seja feita a instalação de um decodificador compatível para garantir a imagem em ultra definição dos jogos do Mundial. Alguns também disseram que, mesmo tendo o aparelho instalado, não perceberam a qualidade superior na programação.