13/11/2024

Com concorrência acirrada, lucro da telefonia móvel cai no Brasil

Estudo mostra que a receita das principais operadoras encolheu 7,4% nos últimos quatro anos.


A maior concorrência no segmento de telefonia móvel no Brasil tem puxado os lucros das empresas cada vez mais para baixo e deixado um legado de ineficiência comercial no setor. 


Conforme levantamento da consultoria PwC, enquanto a receita líquida das principais operadoras encolheu 7,4% entre os anos de 2013 e de 2017, a relação das despesas comerciais ante os ganhos das cinco maiores do setor subiu de 24% para 27%.


A queda nas receitas pode estar associada à acirrada concorrência entre as empresas. A cada semana, vemos novas promoções das operadoras. 

E sempre que uma empresa oferta algo, outra prestadora precisa se preparar para oferecer o mesmo benefício ou algo melhor para segurar seus clientes e tentar angariar novos.

Só na semana passada, por exemplo, a Nextel trouxe duas novidades.

A primeira foi a realização uma promoção que dava mais 5GB de internet para os clientes que aderissem ao Plano +Happy


Também na semana passada, a Claro trouxe novidades no pré e no pós-pago. A operadora liberou ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil na oferta Claro Prezão Muito Mais

No pós-pago, a Claro liberou de vez o WhatsApp, permitindo ao cliente navegar pelo aplicativo mesmo após o término da sua franquia de dados e deu duas horas a mais para os clientes que possuem Noites em Claro.

Ainda na semana passada, a Vivo estendeu a oferta de WhatsApp ilimitado para os clientes da base pós-paga.

Já a TIM segue realizando “promoções relâmpagos”. Até a última sexta-feira (20), a operadora estava dando 1 GB de bônus por mês durante um ano para o cliente que contratasse o plano TIM Controle de 3,5 GB.

Cedendo a crescente demanda por dados, as empresas não estão tendo uma contrapartida proporcional em preços. Para se ter ideia, entre 2013 e 2017, o preço médio por gigabyte (GB) caiu de R$ 45,00 para R$ 13,00.

Assim, as melhorias nos planos, as promoções e as ofertas acabam aumentando as despesas e reduzindo as receitas, fazendo com que a lucratividade das principais operadoras de telefonia móvel no Brasil vá ladeira abaixo. 

Entre 2013 e 2017, essas empresas tiveram queda real de 18% na geração de caixa (medida pelo Ebitda).

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