Rede social testa agora capacidade de as pessoas assistirem aos grupos sem precisar participar. |
O Facebook acaba de lançar uma nova funcionalidade a nível global. Chamado de Watch Party, o recurso permite aos usuários assistirem a vídeos simultaneamente com os amigos.
A aplicação estava em etapa de testes desde janeiro e foi lançada nesta quarta-feira (25). Ela consiste em uma reunião de pessoas para que todos vejam gravações publicadas na plataforma ao mesmo tempo.
Atreladas à ferramenta, foram adicionadas duas novas funções aos grupos: co-hospedagem e crowdsourcing.
A co-hospedagem possibilita ao anfitrião de um Watch Party eleger outros co-anfitriões para adicionar mais vídeos.
O crowdsourcing permite a qualquer pessoa sugerir vídeos para o organizador criar uma transmissão em conjunto.
O Facebook explicou que o objetivo foi criar novas maneiras de se reunir pessoas em torno de vídeos.
Novas funções
A rede social também afirmou testar a capacidade de as pessoas começarem a assistir às festas com amigos fora dos grupos, com perfis e páginas.
Segundo o comunicado do Facebook, quase 2 bilhões de pessoas já assistiram a transmissões ao vivo na plataforma.
Desta forma, existiria uma grande parte dos usuários possivelmente interessada em utilizar o novo recurso.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
Conexão
No Brasil, provavelmente o Watch Party poderá esbarrar no problema da conexão, como acontece com a função de transmissão ao vivo da rede social.
Em se tratando de conexão banda larga fixa, os usuários irão conseguir utilizar tranquilamente a nova ferramenta.
Mas as pessoas que tem acesso à internet apenas por conexão móvel, cerca de 25% dos internautas brasileiros, poderão ter dificuldade para participar do Watch Party.
Para assistir a um vídeo com qualidade no Facebook, o usuário precisa ter uma conexão mínima de 2 Mbps de velocidade.
O 4G possui uma velocidade média de 12 Mbps, o que permitiria que o consumidor conseguisse interagir tranquilamente com a nova ferramenta.
No entanto, apesar de dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) indicarem que 93% da população têm cobertura 4G, na maior parte do tempo, os celulares ainda continuam conectados nas redes 3G.
A velocidade do 3G é bem inferior a da rede de quarta geração, variando entre 400 Kbps e 4 Mbps, o que prejudicaria (e muito) a participação no Watch Party.
Isso sem contar o consumo de dados. O consumo de internet em uma video-chamada pelo Facebook Messenger, por exemplo, é de 48 MB, em média.
Vamos aguardar para ver se o Watch Party cai no gosto popular. Caso isso ocorra, quem sabe não role algum tipo de parceria entre as operadoras e o Facebook para a nova ferramenta.