Uma das principais reclamações dos assinantes de TV por assinatura é ter que pagar um valor alto por um pacote de canais que nem sempre têm interesse. As ofertas de streaming independentes, como da FOX, HBO, Cartoon, Esporte Interativo, entre outros, têm aparecido como grandes aliados desses consumidores, que agora têm opções de contratar à parte somente aquilo que lhe interessam.
A Globo entrou na onda e começou a disponibilizar, desde segunda-feira (23), a assinatura do Premiere Play pela internet, de forma independente à TV por assinatura. O que significa que, hoje, o cliente não é mais obrigado a ter um contrato com a operadora de TV para ter acesso ao pay-per-view. Por meio de sua banda larga ou mesmo a internet do celular, ele já consegue contratar o serviço.
O valor ainda sai um pouco mais barato do que aquele que é ofertado pelas operadoras de TV. O cliente precisa pagar R$ 79,90 por mês – via cartão de crédito – para ter direito aos jogos e campeonatos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, além dos campeonatos estaduais.
Na TV, os valores do Premiere vão de R$ 65 a R$ 110, dependendo do pacote escolhido – básico ou total, com sinal em alta definição.
Por enquanto, a contratação do serviço e o cadastro só poderão ser realizados através da Globo.com, por meio do assinepremiere.globo.com. Futuramente, as operadoras de TV por assinatura também poderão vender os acessos ao streaming, semelhante ao que o TIM Live e, desde ontem, o Vivo Fibra, fazem com outros serviços, como o próprio Esporte Interativo Plus, também disponível para clientes móveis da Nextel e da TIM no pós-pago.
LEIA TAMBÉM:
A ideia do novo modelo é entregar conteúdos mais customizados e assertivos para o consumidor, que hoje já tem liberdade para escolher o que quer ou não assistir, qual serviço deseja ou não pagar.
Foram os clubes, que têm parte da renda do Premiere arrecadada para si, que pediram que a venda do pacote pela internet acontecesse. Eles esperam verbas 10% maiores com a venda do pay-per-view nesse novo formato.
Ainda assim, não se sabe qual será a adesão dos consumidores, já que outros serviços de streaming saem bem mais baratos. O próprio Esporte Interativo Plus, também com programações esportivas, custa R$ 19,90 no plano mensal, e 12x de R$ 13,90 na assinatura anual.
De toda forma, a própria Globo também espera, em 2019, atingir R$ 650 milhões em vendas do Premiere.