Durante o mundial, a Vivo patrocinou hashtags e lançou vários vídeos com jogadores e famosos para atrair os usuários; Relembre as ações. |
Durante as quartas de final da Copa do Mundo 2018, a Vivo foi a empresa com maior número de interações no Twitter, conforme divulgou o próprio Twitter, com base em dados da ferramenta Share of Voice.
Líder nas menções entre os dias 4 e 9 de julho, a operadora desbancou o Itaú, que havia sido o líder na rede social na primeira fase do mundial e fechou as quartas em segundo lugar.
Além das duas, ainda ficam nas dez primeiras posições as marcas Coca-Cola, Guaraná Antarctica, Budweiser, Adidas, Brahma, McDonald’s, Samsung e Uber. A contagem avalia a citação de perfis, nomes das marcas e hashtags usadas pelos usuários.
Nas quartas, as mensagens que mais tiveram repercussão foram às ligadas à eliminação da Seleção Brasileira, na partida contra a Bélgica na última sexta-feira (6). Vivo, Brahma, Coca-Cola e Itaú, entre as marcas, foram as que tiveram posts com maior repercussão.
A Copa da Rússia já está quase acabando e, com isso, as ações da Vivo também devem diminuir. Desde dezembro de 2017, quando lançou o primeiro vídeo para a Copa do Mundo com o mote “Jogue Junto”, a operadora vem lançando campanhas relacionadas ao mundial.
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Em março, promoveu a hashtag #JogueJunto no Twitter, assim como fez em dias de jogos do Brasil. Ao patrocinar as hashtags, a operadora automaticamente conseguia mais retweets de usuários que comentavam sobre a Copa e queriam ter seu post visualizado.
Em abril, a Vivo aproveitou o Dia das Mães para lançar um comercial com Gabriel Jesus e sua mãe. Outro vídeo com os dois (Ai Jesus), desta vez com intuito de emocionar, foi lançado em maio. Os irmãos do camisa 9 também fizeram parte das histórias contadas nas campanhas.
A operadora ainda contratou o ex-jogador Pelé para fazer um comercial junto com Gabriel Jesus, que não conseguiu marcar um gol nessa Copa. Entre outras ações nesse último mês já de jogos, ainda reuniu celebridades para explicar o Hino Nacional, chamou o jogador Paulinho para protagonizar comerciais do Vivo Fibra e lançou o vídeo que une a Seleção com os trabalhadores brasileiros, com a reflexão de que “Cada craque é uma pessoa como nós”.
Os brasileiros chegaram a confundir a Vivo com o Vivo Nex, marca que apareceu nas publicidades da Copa do Mundo, inclusive nos estádios de futebol da Rússia. Até por isso, chegaram a reconhecer a operadora no Brasil como a 2ª marca patrocinadora da Copa. A Vivo é, na verdade, patrocinadora da Seleção Brasileira.
A operadora também chegou a alterar seu logo, a marca oficial usada em todas as suas campanhas, seja de TV ou no meio digital. O Minha Operadora chegou a entrar em contato com a Vivo para entender as inspirações e estudos por trás dessa nova marca. Tivemos retorno da assessoria de imprensa, mas não com as informações solicitadas. A nova imagem havia trabalhado com as letras da Vivo em formato e nas cores da bandeira do Brasil: