Operadoras disputam maket share de serviços como telefonia móvel, banda larga fixa e TV por Assinatura. |
O ano de 2018 já entrou em seu segundo semestre e o que vemos é que tributos mais altos e mudanças nos padrões de consumo têm feito com que as telecomunicações recuem no país.
Essas mudanças juntamente com a insatisfação dos clientes com os serviços e outras variáveis influenciam para que os consumidores mudem frequentemente de operadoras e acirrem ainda mais a disputa entre as teles.
Veja como o market share dos segmentos ficou dividido entre as empresas de telecomunicações nos primeiros cinco meses de 2018, segundo dados da consultoria em telecomunicações Teleco.
Celular
A Vivo é líder absoluta em se tratando de telefonia móvel. A operadora vem desde 2015 mantendo sua curva ascendente e ganhando em market share.
A marca da Telefónica fechou os primeiros cinco meses de 2018 com 31,9% de market share.
A Claro também vem mantendo sua trajetória de ganho e aumentando sua distância em relação à TIM, com quem disputa lado a lado a segunda colocação do serviço.
Em maio de 2018, a Claro teve 25,1% de market share enquanto a TIM fechou o mês com 24,3%, percentual inferior ao conquistado em 2017, quando teve 24,8% de market share.
A TIM foi responsável por 48% do total de adições líquidas negativas no pré-pago no período, o que colaborou para sua queda em market share.
Com as perdas da TIM, as demais operadoras (Oi, Vivo e Claro) ganharam market share, apesar de também apresentarem adições líquidas negativas neste segmento.
No pós-pago, tanto a Claro como a TIM ganharam market share, tornando a Claro a segunda colocada, atrás somente da Vivo.
A líder Vivo perdeu market share no segmento nos primeiros cinco meses do ano, apesar de ter liderado em adições líquidas (1,4 milhões), superando a Claro (1,35 milhões) e a TIM (1,1 milhão).
LEIA TAMBÉM:
- Clientes do Nordeste são os que mais desistem das operadoras
- 14% da população não têm acesso à internet por fibra ótica
- Confirmado! Preço do TIM beta vai subir em agosto
Banda Larga
A líder em banda larga fixa é a Claro, mas a operadora vem perdendo território no segmento. Em maio de 2018, a empresa fechou com 30,4% de market share.
Em segundo lugar temos a Vivo, mas sua posição também está ameaçada. As operadoras competitivas continuaram ampliando seu market share, ultrapassaram a Oi em 2017 e podem superar a Vivo até o final de 2018.
As competitivas foram responsáveis por 82,5% das adições líquidas no período.
TV por Assinatura
Apesar de perder market share, a Claro segue como líder isolada no serviço de TV por Assinatura com 50,2%.
As competitivas e a Oi ganharam market share nos cinco primeiros meses de ano enquanto SKY e Vivo também perderam espaço.
Vivo e Oi seguem na disputa pelo terceiro lugar do segmento, com 8,9%. SKY está em segundo lugar no ranking, com 29,2%.
O pós-pago e a banda larga fixa apresentaram adições líquidas positivas nos cinco primeiros meses de 2018.
Já a TV por assinatura, o total de celulares e o pré-pago apresentaram adições líquidas negativas.