Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (Abert) explica as variáveis que tornam o sinal terrestre mais rápido. |
Quem assiste aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo pela TV Aberta grita gol primeiro. A diferença entre as transmissões terrestres e via satélite chega a 20 segundos.
Por que isso acontece? Conforme a Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (Abert), a imagem é transmitida para as antenas terrestres ao mesmo tempo em que o sinal fica disponível para as empresas de TV paga.
Então, as empresas irão levar esse sinal para suas sedes, cada uma por uma forma, e depois encaminhá-las para os assinantes, seja por fibra ótica ou satélite.
Enquanto a imagem percorre todo esse caminho na TV por assinatura, na TV aberta, o sinal é enviado diretamente para os consumidores.
Assim, os clientes de TV por assinatura acabam tendo delay de alguns segundos.
Além do trajeto maior, o atraso ocorre porque o sinal é codificado e decodificado em cada uma dessas pontas.
O fato de a Copa estar ocorrendo na Rússia não muda nada. Tudo chega por fibra óptica —através do continente europeu e por cabos submarinos no Atlântico— na sede da Globo no Rio e só então a distribuição nacional começa.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
Em teste realizado recentemente pela Folha de S. Paulo, a constatação é de que a TV aberta é a que traz a transmissão mais rápida.
Entre quatro e cinco segundos depois, chegam as mesmas imagens na TV paga.
Já pela internet, o tablet e o computador se alternam, entre 15 e 20 segundos atrás da TV aberta.
A mesma constatação teve clientes da SKY que testaram o sinal após a operadora afirmar, em comercial, que tinha a transmissão mais rápida do que as concorrentes.
Sem entrar em tantos detalhes, o departamento de comunicação da Globo respondeu à questão ‘por que o gol chega mais rápido na TV aberta do que na TV paga?’ da seguinte forma:
“O tempo de transmissão da imagem que chega para o público depende de inúmeros fatores, como as etapas de processamento do sinal. A distribuição do sinal é influenciada, ainda, pela localidade, pela operadora de TV utilizada, pela plataforma em que se está assistindo, pela velocidade da internet — no caso do streaming.”