Empresas de telefonia são obrigadas a dar ao cliente opção de escolher entre receber ou não esse tipo de mensagem. |
Seu telefone recebe uma notificação, você corre para verificar esperando que seja algo importante ou uma mensagem de alguém especial. E o que você sente é uma grande decepção quando vê que a mensagem é uma publicidade da sua operadora.
As operadoras enviam SMS quase que o dia todo para seus clientes, principalmente para ofertar os chamados SVAs (Serviços de Valor Adicionado), que são as assinaturas por mensagem de horóscopo, dicas de saúde, futebol entre outros.
A frequência do envio dessas mensagens é tão intensa que até aumentou em 23% o número de notificações dos consumidores do pós-pago referentes a SVAs junto à Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) de 2016 para 2017.
De acordo com o órgão regulador, os clientes têm que ter a opção de receber ou não as mensagens.
Além disso, as operadoras precisam disponibilizar uma forma dos consumidores poderem cancelar o recebimento destas propagandas no momento em que desejar.
Para o não receber mais mensagens de serviços promocionais, basta o usuário enviar um SMS com a palavra “sair” para o número correspondente da sua operadora. São eles:
Claro: 888
Oi: 55555
TIM: 4112
Vivo: 457
Já no caso da Nextel, será preciso entrar em contato com o próprio atendimento.
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O Minha Operadora realizou o teste e, no mesmo instante, recebeu a seguinte resposta da operadora Vivo: “Mensagem recebida com sucesso. Daqui a 30 dias você não receberá mais mensagens publicitárias desta prestadora.”
O serviço deve ser cancelado em 24 horas. Caso o contrário, o cliente pode procurar o atendimento da Anatel.
Outro incômodo são as insistentes ligações realizadas pelo telemarketing das operadoras. No Rio de Janeiro foi sancionada a lei 7.853/2018 em maio deste ano que restringe os horários de ligações de call center.
No estado, as operadoras só podem ligar de segunda a sexta e em horário comercial, com multa milionária em caso de descumprimento.